Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CYBERBULLYING - Ódio, Violência virtual e Profissão docente - 3ª e última Parte

CYBERBULLYING - Ódio, Violência virtual e Profissão docente - Telma Brito Rocha, Liber Livro Editora - Brasilia 2012  -  e última Parte  - Conclusões Finais
     Neste tempo (2012) de farta intercomunicação - internet, redes sociais  etc.,  quaisquer assuntos lançados ou surgidos nas ondas , sua propagação é instantânea, sem fronteiras. Ocorrem in casu. Inexiste meio de estancá-los (só no país ditatorial - pois, até  o gigante Google ficou impossibilitado de continuar trabalhando naquele país - China).  Já que o"cyberbullying" veio  perturbar a paz entre - mestres / estudantes - extensivamente atingindo a sociedade, os lares, e os intraestudantes/ familiares, vamos combatê-lo com a mesma arma pela internet, injetando maciçamente  mensagens construtivas de amizade, esportivas, instrutivas, pacíficas e não punitivas. Reiteradamente expressamos que o tema versado é grave, contudo, não podemos rebatê-lo sob o prisma corretivo, mas, sim, no amplo campo pedagógico de Reeducação:
a) mudança estrutural-radical do sistema educacional brasileiro, basilar, secundário e universitário;  b) potencializar na ciência, matemática e lingua inglesa;  c) pratica de esporte disciplinadamente e ensino/diálogo comunicativo à sociabilização;  d) rito ético-moral e respeito mútuo; etc.
     Para isso e mais, Associação dos Professores (primários, secundários e universitários), CAPES, e outras entidades podem e devem elaborar vários ante-projetos, projetos e similares, enviá-los ao CN-Congresso Nacional, MEC e Entidades Interamericanas de Educação, etc. para tornarem a adaptação, a superação e  o aperfeiçoamento à realidade do Ensino Pedagógico deste Século 21 (sorte que ainda estamos no limiar).  Ao finalizar, louvamos o esforço intelectual dispendido pela autora na obra, quanto ao combate ao "bullying" ('igimê' em japonês) uma 'praga universal tecnológico' via cyberespaço     estupidamente utilizada pelos elementos não civilizados psiquico-socialmente.
     Aqui, pedindo vênia, deixando, o nosso ínfimo pensamento bem como pequena sugestão para o tema em foco, de um leigo na matéria.  Sub censura.     -  s.y.  -  29/11/2012 -