CYBERBULLYING - ódio, violência virtual e profissão docente
Telma Brito Rocha Liber Livro Editora Brasília 2012 196 pás.
Série de 3 ( 1ª parte - Introdução )
Primeira Premissa:
O estilo da nova literatura educacional sobre o assunto em foco, notadamente o da professora atuante é contundente. Pela leitura, percebe-se, nitidamente, que viver nos meios estudantis atualmente, de impunidade generalizada reinante é muito dificil (apesar de serem condenados na Suprema Corte do País, os 'criminosos políticos profissionais' - AP-470-STF -, estão sendo recebidos na sede do PT como heróis (c.m.v., parecendo-nos esses graúdos 'maleantes' e os dirigentes carentes do senso de responsabilidade-político-social, ética, moral, honradez e civilidade !). Sabemos, por outro lado, que, no fundo, estamos no Século XXI de transição ( em todo mundo ). Vejamos, e.g.: a "primavera africana", segundo a ciência moderna antropológica, a África é o berço do terráqueo, onde o povo está varrendo a ditadura/corrupção com sacrifício e a vida. Vemos e sentimos, também, tristemente, dia a dia, e a mídia nos informando que, em vários Estados (SP, SC, RJ, MG, BA...) estão ocorrendo "assassinatos gratuitos", fria e indistintamente matando, ferindo, policiais, militares e civis, homens, mulheres e crianças, inclusive queimando veículos coletivos, automóveis, atirando nos quartéis e nos inocentes transeuntes...aparentemente, sem 'motivos'. ... É o simples reflexo da atual liderança política, dos partidos e dos próprios políticos. Uma Nação (com 200 milhões de habitantes) não pertence a um só individuo, ou a um só partido. Principalmente, do sistema republicano e não monárquico, nem ditatorial. V. supra e mais: decisões/sentenças dos Tribunais Superiores (STF / STJ) sobre o caso "Mensalão" e outros, através do Sistema Push (grátis para todos os cidadãos). São inolvidáveis lições à cidadania brasileira.
Segunda Premissa
Admiramos muito, essa valorosa mestra-educadora baiana e seus pares. Quão sacrificial educar para o bom caminho esses 'brasileiros de amanhã' que estão agindo através de redes sociais em modismo da atualidade web tal "Cyberbullying" criminal e irresponsavelmente. Nessa parte, os Poderes Públicos, extensivamente, quanto os pais são responsáveis. Falta visão horizontal de amanhã (logo, daqui: 5/10 anos, apenas...'aborescentes' crescem) e responsabilidade integral dos Dois Poderes (Legislativo/ Executivo) e dos parciais genitores. Lembremos, que esses jovens estudantes de hoje (todos, + - 40 milhões - secundários/universitários), amanhã vão carregar o Brasil-1º-Mundo. Evidentemente, os que estão praticando tal ato criminoso "cyberbullying" percentualmente a minoria (?), mas, deixam lastros nefastos, em alguns casos profundas cicatrizes psicológicas para ambos os lados. Antes disso, para que retornem num ambiente harmônico pedagógico interpessoal - mestres / estudantes - com o sublime objetivo de construir Brasil Grande do Século XXI. Observamos, outra parte, a sociedade brasileira está quase imóvel e passiva demais sobre tudo isso aí ( será que 'envelheceu' destempo ou está satisfeita ? ). Este livro é o grito de alerta dessa esforçada, incansável, persistente pedagoga moderna. Com mente brilhante visando o mundo de amanhã ( altamente tecnológico ) e tocando no fundo ( científico ) pelo ensino inovador. Hoje (2012), o progresso ( material / espiritual ) transpassa na velocidade de "trem-bala" num piscar de olhos. Um país como "Brasil Emergente" não pode deixar de pegar esse "t.b.", essencialmente na Educação, basilar da "Ordem e Progresso" de T U D O !
Não vamos deixar em vão esta semente sensibilizando nos corações de todos os cidadãos conscientes e responsáveis, para crescer, frutificar e brilhar no cenário mundial ( toda área ) através de brasileiros homens, mulheres instruídos/educados.
Conclusão:
Um livro, pesquisado, didático e da atualidade, agradável de se ler e indispensável a todos os homens (mulheres) de bem. Para a Sociedade vigilante e os Poderes Públicos tomarem medidas cabíveis urgentes, que esperamos será sanada, brevemente, tal situação anômala, em todo sentido. O filósofo Seneca (quase, 2 mil anos atrás) já alertava: "Educatio maximam diligentiam desiderat. Facile est enim teneros adhuc animos componere; difficulter recidunter vitia, quae nobiscum creverunt" - A educação exige o maior cuidado. É fácil modelar as inteligências ainda tenras, dificilmente desaparecerão os vícios que cresceram conosco - Esta é a nossa apreciação preliminar. Sub censura, s.y. 2012.