CYBERBULLYING - Ódio, Violência virtual e Profissão docente - Telma Brito Rocha - Liber Livro Editora - Brasília - 2012. Continuação do dia 22/11/12-5ª f. - 2ª Parte - Fenômeno interrelativo - docentes/estudantes e responsabilidade do Poder Público
Já que a autora expôs e dissecou os fatos e conceitos atinentes ao tema in foco, resta-nos analisar as idéias afloradas e buscar os caminhos adequados e a possibilidade de aplicá-los, em seu potencial É uma espécie de fenômeno interrelativo - docentes/alunos - (casos: bullying/ cyberbullying) não podendo ser observados independentemente um do outro. Neste ambiente efervecente (transitório) com os ânimos exaltados(liminar), precisamos nos esforçar para nos aproximar uns dos outros (a intermediação do MEC seria ideal), dialogar/argumentar franca e mutuamente (núcleos da questão), e finalmente chegar a uma conclusão razoável. Isso tudo, num mínimo espaço (1 a 1-1/2 a.), pois, em 5/10 anos, os estudantes de Hoje, Amanhã, serão cidadãos maiores que estarão na faixa de "economicamente ativos" carregando em seus ombros o destino deste País. Ultrapassado a fase de conturbação/animosidade, o MEC e os Docentes (seus órgãos centrais representativos), necessitam, urgentemente, apresentar novos métodos pedagógicos adaptados à NOVA ERA. Aqui, uma advertência: os docentes e estudantes (secundários/univeritários) não estão em um campo de batalha, mas, sim, nas salas de aulas: um lado outorgando sua sabedoria de mestre pedagôgo (alto nível) e, outro lado, aprendiz de cidadão recebendo conhecimento geral e específico para, entrar e enfrentar a luta árdua de sua especialização mirando sempre um horizonte azul à vista. Assim, ambos os lados cumprindo a obrigação natural de cidadão brasileiro da atualidade. O Brasil cresce no cenário internacional e seus filhos agradecem e seguem as mesmas estradas de vocês professores/alunos/precursores. Ao finalisar este capítulo, eis, os preceitos constitucionais: "A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" ( grifos e destaques são nossos ). Segue também, dirigida aos docentes: " Quod munus reipublicae magis meliusve afferre possumus quam si docemus, atque erudimus juventutem ? " (Quintiliano) - Que maior e melhor serviço poderemos prestar ao Estado (País), do que educar a mocidade ? -
E, também: " Saepè summa ingenia in occulto latent " (Plauto) - Muitas vezes, grandes gênios se conservam na obscuridade - em homenagem, ad hoc, ao Mestre Educador baiano Anísio Teixeira. - s.y. - 26/11/2012.