Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



sábado, 12 de abril de 2008

BRIC e Perspectiva Mundial - Comentário

BRIC
Hoje-(2008), a situação é esta: CIRB. A sigla é da autoria do economista inglês Jim O’ Neill-50 anos do banco americano Goldman Sachs; estudo feito em 2001, informa que para o Brasil se manter como um BRIC, é necessário crescer entre 3% a 3,5% a.a. pelas próximas décadas (20/30); essa previsão é de mar/2007, antes da eclosão da crise imobiliária-financeira dos USA.
Além dos fatores apontados in CLT e Previdência Social, agrava-se ainda a corrupção; para citar tão-só uma: o julgamento histórico ‘aceitava ou não a denúncia’ em que o STF pôs os “mensaleiros” o Governo e o PT no banco dos réus.
Num país de impunidade, a atitude Maiúscula da Suprema Corte, encoraja e dá esperança aos brasileiros honestos, trabalhadores e prenuncia os dias contados para os corruptos ( ativos e passivos ) que corroem as instituições, delapidam o patrimônio público, enfim, lesando um Povo laborioso e a Grande Nação. O egrégio STF deu sinal de B A S T A para tudo isso.
Vamos acabar, com tais ocorrências vergonhosas que aparecem quase diriamente nas mídias (rádios, jornais, televisão, revistas, computadores via internet ) nacionais e internacionais e, inverter o ranking atual CIRB para BRIC ( entre os 6 maiores do mundo: USA, BRIC, Jpn - 2020~2050 ). . - . - . - . - . - .
C
ontudo, pessoalmente, discordo da previsão otimista do britânico O’ Neill; a começar: atualmente, o quarteto China, Rússia, Índia e Brasil, são apenas 40% níveis do primeiro mundo, mas, o restante: a infra-estrutura, população (pobreza) educação, etc. estão distantes do desejado.
Principalmente, a rivalidade e hostilidade histórica profunda existente entre a China, Índia, Japão, Coréia do Sul, quase intransponível.
A Índia, em grande parte ainda em estado semi-colonial-feudal c/ baixa renda (perfil e alguns destaques: carro popular “Nano”, da empresa Tata Motors custa celular de R$-4.500; o novo “telefone do povo” criado pelo grupo Spice, apenas US$-20; - renda per capita é 5 vezes menor que o Brasil );
A Rússia, não dançará na simples ‘batucada’ do autocratés ex-KGB, VP, pois, este vai ‘perpetuar-se’ no poder (primeiro-ministro no próximo governo ) abrindo ainda mais a fossa com a oposição, hoje,ofuscada pelo petrodolar e a pujança econômica; … mas, em se tratando da Rússia … ;
O Brasil necessita ainda revisar muitas ‘lições de casa’ ( reformas fundamentais: políticas, tributárias, notadamente: igualdade trabalhista e previdenciária, cf. apontados acima ), varrendo a corrupção generalizada antes de atingir a meta; e,
A China comunista, graças ao colossal investimento estrangeiro nas últimas décadas, impulsionou o gigante adormecido; todavia a desigualdade social ( maioria de baixa renda - mais de 60,%, de superpopulação: 1.300 bilhão e alto índice de analfabetismo ) é imensa, e não há democracia ( ditadura comunista, s/ liberdade de expressão ); situação idêntica a da Russia, nivela-se à rival Índia e, especialmente, cf. frisamos acima, sem a coexistência pacífica e a cooperação dos vizinhos Índia, Japão, Coreia do Sul, é dificil ultrapassar os USA ( apesar da economia declinante ainda detém 28,% do PIB-mundial de mais de 50 trilhões de dólares; contra China+Índia conjunta 7,% ).
Por outro lado, não podemos esquecer os atuais G-7 ( sem contar os USA atingem 34,% do PIB-mundial ), Austrália e bloco euro ( juntos: ¼ ou mais ).
Enfim, não podemos descartar, também, imprevisíveis acidentes naturais ou artificiais de proporções gigantescas que sempre ocorrem: terremotos, tsunamis, tufões, maremotos, inundações, meteoros, epidemias, terrorismos associados com políticos-religiosos ou seitas de fanáticos-radicais ( Taliban, Al Qaeda, Hamas, Hesbollah, Eta, Ira, Farc, ... etc. ).
Também, por que, a dupla ( China / Rússia ), sempre usa o veto contra a Resolução (maioria) da ONU ? Com a desculpa enigmática-tolerante quanto ao Irã ( ditadura político-religiosa ), Coreia do Norte e Mianmar ( ditaduras politicos-militares). Estranha aliança entre a China comunista e a Rússia “ex-comunista” ?! … Pessoalmente, sou cético à ascensão político-econômica dessa dupla no topo. Associando, estes e outros fatores, este 1°-½ século não será nada pacífico.
O Mundo geo-político-econômico-2050 será bem diferente do que imaginamos hoje-2008. Obs.: Mianmar ( Pyidaungsu Myanmar Naingngandaw ) é a antiga Birmânia no sudeste asiático. . - . - . - . - . - . - .

2020~2050 :
a)
Estamos ainda na “era do petróleo-2008”, e iniciando a “era da diversidade
energética
ou alternativa”: álcool/biodiesel-biocombustível - motor bio combustível; eólica; gás natural (abundante, porém, poluente); solar / células fotovoltaicas; que necessitam de investimentos razoáveis e médios; e para isso, o País deve conceder incentivos fiscais / financeiros, etc. aos empreendedores.
Assim, o reinado do combustível fóssil ( decorrência disso: aquecimento global ) não será mais o ‘ouro preto’;
b)Nova Era” - em seguimento a “nova era”: fusão de átomos/nuclear, somente para os
países com altíssima tecnologia; geotérmica ( energias de vulcões, gêiseres e calor do núcleo da Terra); hidrogênio; marinha { força dos oceanos - lembremos: o destrutível tsunami’ };
c) Mar - dessalinização para utilização industrial, em primeiro lugar; e em seguida, com alta tecnologia transformar a água dessalinizada em potável; e, finalmente, para
a energia-hidrogênica;
d)
Deserto - com alta tecnologia fornecer água dessalinizada aos desertos Sahara, Gobi e outras regiões; posteriormente: arborização, florestamento, agro-pastoril e outras novas atividades; ( Nota: lembre-se, uma dupla de aparelhos Stirling & Slingshot, que purifica água e fornece energia menos custosa ), criação de Dean Kamel(1951--, americano, gênio(autodidata), considerado “inventor do Século 21”;
e) -
Futuro - bem longínquo ( astronomicamente - é ‘sonho’ - ): decifrar e explorar a
enigmática-poderosa “energia escura” e a do "buraco negro”. Acreditamos, na
inteligência, sabedoria, humildade e ciência dos terráqueos;
f) Paz, Liberdade, Igualdade e Democracia - Varrer do Planeta TERRA: guerra,
nacionalismo estúpido, preconceito
e desigualdade social ( enorme distância entre ricos / pobres ), ditadura político-militar, a discriminação, ... etc. etc. .....

No Século XXI - um ano equivale a 100 anos do século pretérito.

Os Homens inteligentes ( sábios ) deste século devem se esforçar para conservarem-se humildes ( qual o CRISTO ). Tais como aqueles gênios esforçados que deixaram seus exemplos de Grandeza, de desprendimento, lições de fraternidade entre Povos e Nações, diluindo fronteiras, raças, nacionalidades, derrubando preconceitos e alargando a mente, o espírito, a visão do mundo. Mesmo porque o U N I V E R S O é inimaginável e infinito: ‘muito mais’ de 15 bilhões de anos-luz de vastidão, de energia, e de espaço e tempo.
{ Nota:
O satellite COB-1992 e satellite WWAP-2003 com uma acurácia - acuracy, accuratus - de: 13.7 bilhões de anos-luz }.
Esta é a visão subjetiva, modesta, direta, crua, universal da Filosofia Marginal deste blogueiro, sub censura.