ESPORTES - Futebol - série semanal - nº 1
Indiscutivelmente, o Brasil é o país do futebol. Além de ser berço de grandes futebolistas, como Pelé & companhia (outras dezenas de jogadores de níveis iguais ou superiores) e como a fabulosa Marta do elenco da seleção feminina, também exportamos famosos craques, dezenas... Com a realização das 19 Copas (1930-2010), o Brasil tornou-se pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
Analisemos a atualidade:
Analisemos a atualidade:
- A - Mundo (2012) - O Barcelona ("Barça"), da Espanha, é uma máquina (defesa, meio do campo, volante, ataque funciona harmoniosamente). Não podemos esquecer que o futebol é jogo coletivo, uma equipe não pode funcionar dependendo deste ou daquele jogador. O time deve jogar conjuntamente (Nota: in Brasil, no paulistão, atualmente, o melhor é SPFC com últimos 9 jogos invictos-04/04/12; atual campeã mundial feminina, a "Nadeshiko japan" ganhou da poderosa seleção brasileira por 4x1 nesta 5ªf.-05/04/12. Ambos times (SPFC/NJ) não possuem grandes craques; contudo estão jogando futebol moderno com empenho coletivo. Será que o técnico Mano M. está observando isso ? ). Sem dúvida, é melhor ter um jogador que decida a partida, como o atacante argentino Messi (Lionel 24 a.) que é, inquestionavelmente, no momento: o melhor do mundo. Não podemos deixar de assistir o final da Copa-UEFA (Liga Europa). Futebol mundial é dirigido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).
- B - Brasil (2012) - O Brasil, que possui jogadores dentre os melhores do mundo, muitas vezes, perde um jogo fácil, estupidamente. O órgão máximo é a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Durante longas duas décadas, o Presidente recém 'caído' R.T. foi reconduzido quase 'perpetuamente' (Lembrem-se: Presidentes-tiranos dos países - Tunísia, Egito, Líbia... sob o vendaval 'primavera africana' caíram e, outros estão prestes a seguir o mesmo destino). Presidentes (ou mandatários) perpétuos são sinônims de ditadores. Qualquer País, Instituição, Organização (inclusive Esportes), dirigente que for eleito com mandato de alternância, preferivelmente curto (e. g.: 4 anos sem reeleição) é a base da Democracia. Deve seguir mesmo caminho o técnico da Seleção. Brasil é sistema republicano. Competições Estaduais são excelentes degraus para presidentes, técnicos, jogadores para demonstrarem suas competências e personalidades. Amadorismo e conchavo são coisas do passado. A Copa-20ª (2014) e a Olimpíada-27ª (2016) vão acontecer no solo brasileiro. Muito cuidado para não repetir fatiloquu Copa-1950. E, também, excelentes oportunidades para mostrar ao mundo que o País já atingiu o 1° mundo.