Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SÍNTESE DO PROGRESSO ASTROFÍSICO (4) Série

G) TC e TSC - continuação

Segundo o pioneiro da teoria Gabriele Veneziano, a TC promete "reunificar a Física" com o Universo multidimensional (9 de espaço e 1 de tempo), ou substituída por entidades unidimensionais (cordas) ou multidimensionais (membranas), cujas vibrações produzem propriedades das partículas. Por outro lado, lembremos o "mundo Multidimensional" do decadimensional de Calabi-Yau (matemáticos Eugenio Calabi americano e Shing-Tung Yau chinês) pode ser "compactificado" matematicamente. No fundo, a TC espera atingir uma espécie de compreensão fundamental da Natureza, pois repousa de um lado, na TRG, uma Teoria de Gravitação-TG, e do outro, no Modelo Padrão da Física de Partículas-MPFP que descreve as 3 outras interações a partir de uma pequena subclasse das Teorias Quânticas dos Campos-TQC): as Teorias de Jauge-TJ (ou: teoria de gauge-TG, teoria de calibre-TC, teoria dos volumes-TV). O pioneiro reafirma que a TC está ainda em um estágio muito precoce para dizer que ela descreve bem a Natureza, mas está suscitando tanto entusiasmo entre muitos físicos, inclusive respeitáveis cientistas 'nobelistas'. Pela descoberta da "Teoria eletrofraca", os físicos Abdus Salam paquistanês muçulmano, Sheldon Glasshow e Steven Weinberg ambos americanos, receberam o Prêmio Nobel de Física-1979. O físico teórico Brian Greene(1963...) publica em 1999 "The Elegant Universe" (O Universo Elegante) explicando a TC na Física de partículas para leigos, a ideia de descrever as partículas elementares como cordas.

H) Teoria de Tudo -TT- (TOE-Theory Of Everything) e Teoria da Grande Unificação -TGU- (GUT-Grand Unifield Theory) TT/TGU baseiam-se nas 4 forças fundamentais que regem o Universo: Gravidade-G, Eletromagnetismo-EM, Força Nuclear Forte-FN-F e Força Nuclear fraca-FN-f. G é atrativa. EM é descoberta pelo filósofo dinamarquês Hans Christian Orsted em 1820. A eletricidade produz magnetismo e vice-versa (atração e repulsão). Acrescentaram e aperfeiçoaram à teoria: matemático/físico francês Andrè-Marie Ampère, químicos/físicos inglês Michael Faraday e William Sturgeon, físico/ matemático escocês James Clerk Maxwell (Equações de Maxwell-1873). FN-F força que mantém unido o núcleo do átomo. FN-f é a força de decaimento radioativo. "Teoria eletrofraca" é a teoria que unifica as interações eletromagnéticas e as interações fracas. A ideia principal da TGU é unificar as 4 forças básicas da Natureza (Universo) em uma Teoria final e abrangente - Teoria de Tudo-TT/TOE, mas até hoje (2011) não conseguiu.

I) Teoria de Tudo Geométrica -TTG

"Na essência profunda, partículas e forças da Natureza são manifestações de uma requintada geometria", teorizam o fÌsico teórico A. Garrett Lisi e físico matemético James Owen Weatherall. O eletromagnetismo foi unificado com a FN-f que governa a radioatividade e chama-se "teoria eletrofraca". Ambos citam várias teses e fórmulas de muitos pesquisadores, e. g.: MPFP, GUT, TGQL, Grupo de Lie (matemático norueguês Sophus Lie do século 19). 03/01/2012 - continua -