I - O recente e profundo ‘crash financeiro global’ começou no subprime imobiliário (1), agravado agudamente no segundo semestre deste ano principalmente set/out/08, com a quebradeira dos bancos comerciais/investimentos e estado pré-falencial das gigantes montadoras americanas (2).
A imediata reação ao tal grave aspecto das instituições financeiras e das montadoras foi a de injeção governamental de recursos oficiais ( não só dos USA, mas EU e dos asiáticos - Japão, China ).
E, as consequências, primeiras vítimas, são funcionários, trabalhadores gerais que perdem seus empregos. Esse fato (demissões ) ocorreu sempre e ocorre em todas as crises periódicas (3). Isto equivale dizer que em toda crise, a primeira coisa que fazem os empregadores é demitirem ( eficientes ou ineficientes ) trabalhadores da empresa.
Infelizmente, nosso glorioso CN sabe apenas emendar ‘vetusta CLT/43’ e tornou-se quase ‘cartório’ para carimbar a MP (4). O Art. 62 trava o Legislativo Federal.
A época da expedição da CLT-Dl.5.452, 01/05/43, decretado pelo saudoso estadista e grande Presidente Getúlio Dornelles Vargas ( gaúcho de São Borja 1883/ 1954 ), era necessária, pois, estava-se em plena 2ª-GM (1939/45) e no início do trabalhismo brasileiro. Mas, depois da implantação da Indústria Auomobilistica ( no governo do grande Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ( mineiro de Diamantina-1902/1976), e a expansão da Indústria em geral e da era informática de hoje, acreditamos, ser desnecessária a manutenção da CLT pois, segundo a SEBRAE, o país tem 14.8 milhões de micro e pequenas empresas, dentre as 10,3 milhões que estão na ECONOMIA INFORMAL. Iimagine-se quantos milhões de trabalhadores ( homenes, mulheres e menores-14 anos ) sem carteira, e sem direito à Previdência Social, FGTS, PIS etc. ... É hora de se pensar no moderníssimo trabalhismo e não se ficar obstinado na CLT , que foi excelente até certa época e hoje está emperrando o emprego e deixando no ‘limite da pobresa’, principalmente, informais milhões de trabalhadores em geral, brasileiros e suas famílias.
II - A Reforma trabalhista deve ser Radical, e. g. : revogar a CLT.
Instituir o trabalhismo moderno do Século XXI ( não o trabalhismo estatal para ficar na ‘teta’ da Nação ... ).
Doravante, o trabalhador não deve ser mais um simples empregado do patrão, mas, sim um imprescindível colaborador, sócio ou acionista da empresa ( cf. a organização societária ); não será uma peça, custo ou despesa, mas, sim, um ativo intelectual, um patrimônio; ou seja: trabalhador-sócio ou trabalhador-acionista.
Ficará abolido o salário, ordenado, abono etc, e receberá mensalmente remuneração pro-labore e semestral ou anualmente x % de participação. Por outro lado, o fundador, empreendedor, controlador, dirigente, Presidente, CEO, etc ( equivalente a secular expressão: patrão ou dono ). Esses e demais diretores eleitos receberão : a remuneração mensal com razoável teto e, anualmente, após o balanço geral, ( juntamente com Investidores-Sócios ou Investidores-Acionistas, ) e segundo o resultado positivo, os dividendos.
Assim, os Trabalhadores-Sócios ou Trabalhadores-Acionistas são lídmos Tra balhadores-Ativos das Empresas do Século XXI, que , no decorrer deste século, ao nosso ver, em 2050 ou antes, deverão ser substituídos , gradualmente, pelos Robots inteligentes ( pois, a ciencia e ultra-tecnologia avança a velocidade da luz ).
Portanto, o nosso honrado CN tem muito e grande trabalho a fazer. Esqueçam as picuinhas e façam História para orgulho dos nossos brasileiros de amanhã.
Tiradentes, Santos Dumont, Deodoro, Getúlio, Kubitshek, Castello Branco e
demais centenas e milhares de ilustres e grandes brasileiros construiram este novato país ( comparando com os centenários e milenares países do mundo ) que brilhará pós-crise global vigente e décadas seguintes.
III - Pois, observamos que, pouquíssimos países tomaram a iniciativa de fazer alguma coisa em favor dos trabalhadores em geral ( demitidos e ..... ), e ainda assim, pequeníssimos benefícios (insuficientes) para a sobrevivência digna deles e das famílias.
Nós, temos um operário eleito Presidente { fato quase inédito no mundo; ocorreu semelhante caso, há m/ m. 17 anos - dez/1990: o operário-sindicalista Lech Walesa fora eleito Presidente da Polonia, não foi reeleito, porque o país se encontrava em transição de comunista à democracia } que sabe compreender profundamente a difícil vida dos trabalhadores em geral, principalmente, os informais, temporários; assim, esperamos dele uma ação vigorosa para que esses trabalhadores e seus familiares, bem com os favelados ( sofridos ), que tenham pela frente, digna vida como brasileiros do 1º- do país emergente !
Feliz e Próspero Ano Novo -2009 para o BRASIL, brasileiros e notadamente trabalhadores comuns e demais irmãos terráqueos deste Planeta Azul, é o voto deste blogueiro. . - . - . - . - . - . - .
Nota (1) - subprime - é o título emitido ( hipoteca ) por um devedor sem lastro de
garantia real, renda, emprego, brns, aval ...( título podre );
(2) - gigantes montadoras americanas ou big three - GM, Ford e Chrysler;
(3) - crises econômicas periódicas - ( crash, crack ) :
1929 - quebra da Bolsa de Valores de New York - USA;
1994 - México - ‘efeito Tequila’ à América Latina;
1997 - Sudeste Asiático ( ‘Tigres Assiáticos’ - Cingapura, Coreia do Sul,
Hong Kong, Indonésia, Malésia, Taiwan, Tailandia );
1998/99 - Federação Rússa, Argentina, Brasil e Uruguai.
2000 - estouro da bolha ‘ponto com’... global. Muitos perderam capital
investido e, milhares de trabalhadores ficaram sem empregos;
2008 - set/out-08 - maior e pior crash financeiro mundial; etc.
Nessas crises quem sofrem mais e sofreram são milhões de
trabalhadores e seus familiares de dezenas de países !
- Não podemos continuar insensíveis a tudo isso -
(4) - MP - Medida Provisória - CF/88, 05/10/88, art. 62, Foi transportada da
Constituição Italiana ( que é regime parlamentalista ) e, a Brasileira é o Sistema
Republicano. - 2008-Deo gratias -- 2009-Deo juvante - - dez/08 -
FILOSOFIA MARGINAL-FM ( Marginal Philosophy-MP ) é a visão universal diferente das coisas e do acontecimento sob o prisma 'Shi-kaku' ( death-angle - ângulo morto ), i. e. do ponto de vista neutro, indireto e independente de s.y.
Índice Geral
A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:
1) Filosofia;
2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);
3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;
4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );
5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).
1) Filosofia;
2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);
3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;
4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );
5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).