Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



terça-feira, 28 de outubro de 2008

DEUS & CRISTO

D E U S - Este artigo despretensioso é dissertado sob o ‘ângulo oblíquo - shi kaku -’ ; não sendo uma visão científica nem religiosa, mas totalmente leiga.
Simplesmente, acredito na existência de DEUS.
Afirma-se que Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, o ponto de partida de tudo, o eixo sobre que repousa o edifício da criação, é o ponto que importa considerar antes de tudo”.
É
verdade. Nem sempre é necessário se ter visto uma coisa para saber que ela existe. Vemos os corpos se moverem sob a influência da força da gravidade e não vemos essa força. Contudo, é pueril aquele que afirma, “ DEUS ! ELE falou comigo ! ”, etc. Ou, deve ser megalômano.
Ter fé, acreditar em algo, é uma coisa; fanatismo é uma doença ( é delírio ).
DEUS não se mostra, mas afirma-se mediante suas obras. DEUS é a suprema e soberana inteligência. DEUS é eterno, imutável, imaterial, justo e bom.
Eterno. Equivale dizer que não teve começo, e não terá fim; tivesse tido um começo, teria saído do nada; não sendo o nada coisa alguma, coisa nenhuma poderia produzir; ou então, teria sido criado por outro ser anterior; nesse caso, este ser é que seria DEUS, sem solução de continuidade.
A Ciência moderna, admite o Big Bang ocorrido há l3.7 bilhões de anos, o nascimento
do UNIVERSO, porém, sem esclarecer o antes disso; e para desvendar o mistério da cosmogênese, inventou uma máquina, o LHC-Large Hadron Collider ( tunel: 27 km. comp. e 100 m. prof. ), implantado entre as França-Suiça ( Genebra ), que entrou em funcionamento neste out/2008. Agora, é só esperar alguns anos - 3 anos, para se comprovar o resultado da “máquina de brincar de Deus”-LHC.
O telescópio orbital Hubble ( comp.: 13 m., peso: 11 ton., diâm. espelho princ.: 2,4 m., opera na Camada Termosfera a 612 km. ), entrou em atividade 25/04/90; vasculhou o Universo até o limite de aprox. 14 bilhões de anos-luz, deslumbrou a humanidade; porém, será substituído por outro mais potente: James Webb ( 22 m., 6,2 ton., 6,5 m., 1,5 milh.qm., na Camada Exosfera, respect. ) em 2013, podendo, pela sua potência, captar 7 vezes mais luz e indo mais longe, buscar planetas onde possa haver vida. Vai ser um incansável paparazzo do Universo. Atualmente, a matéria visível representa apenas 4,% do Universo, sobram 96,% remanescentes para descobrir ! A obra de DEUS está aí, inimaginável para insignificantes terráqueos.
A imensidão
do Universo: as leis impessoais, a beleza do mundo natural, infinidades de seres vivos, matérias, antimatérias... que a ciência não pode criar.
O
DEUS que acredito é ESSE, Criador universal, Imateriável.
Exempli gratia, muito se indaga, porque não vem sinal de algum canto do espaço desejando comunicar-se conosco; ora, o Universo é imensurável e o homem ainda apenas ‘tateando’ no minúsculo sistema solar. Só para se chegar ao único satélite natural a Lua, é aquele ‘apparatu’ o projeto espacial ( bilhões de custos), inclusive aquelas tragédias, ceifando centenas de vidas humanas ( 24/10/60-URSS, 27/01/67-Aopolo-I, 24/04/ 67-Soyuz-I, 21/02/69-URSS, 30/06/71-Soyuz-T11, 28/01/86-Challenger, 01/02/ 03-Columbia, etc.); estamos, apenas, ‘engatinhando’ até agora, através das sondas espaciais do nosso quintal ( Sistema Solar ). Sonhar é bom, mas pedir comunicações intergalácticas é ousado e precipitado demais. - Continuamos presos à Terra - -
Imagine, o mundo visível para terráqueos tão-só, 4,%, segundo ciência atual, significa m/m quatrilhões de galáxias, planetas, sois, satélites, pulsars, quasers, gravitação, nuvens, poeiras, matéria escura, nebulosas, buracos negros, constelações, energia escura, meteoros, etc. e, a estrela Prima Centauri mais próxima deste Planeta dista-se 1,31 parsecs, equiv. 4,273 anos-luz. É os 96,% restantes desconhecidos, id est, distantes ‘...decilhões...’ de anos-luz. A Arte de DEUS é indecifrável até pela Ciência.
V
amos parar de pensar, baseados somente neste pequeno mundo terrestre continuando a gritar, pretenciosamente, que estamos sós ! ’ .....
DEUS
não criou a immensitate, para ‘paparicar’ tão-só o terráqueo; por outra parte, a teoria humana Big Bang também não imaginou só prestigiar a Terra e seus inquilinos.
DEUS
não tem forma perceptível aos nossos sentidos; nesse caso seria matéria.
A
expressão “ O homem é a semelhança de Deus ” é ridículo e presunçoso demais, nivelou o homem ao CRIADOR. Tentativa de humanizá-LO e visualizá-LO é a manifestação burlesca primitiva de terraqueous ( ...religião...Igreja... ).
A
sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, assim como nas maiores, e essa sabedoria não permite dúvidar de sua justiça ou de sua bondade. DEUS é, pois, a suprema e soberana inteligência; é único, eterno, imutável, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as suas perfeições, criações e não pode deixar de ser assim.
Tal é o eixo sobre o qual repousa o edifício universal; é o farol do qual os raios se estendem sobre o UNIVERSO inteiro, o único que pode guiar o homem em sua pesquisa da verdade; ao seguí-LO, não se extraviará nunca; e se tem se desencaminhado com tanta frequência, é por não ter seguido o caminho que lhe é indicado. DEUS jaz nas mais profundas dobras de nosso coração. Estamos NELE, como ELE está em nós, segundo a palavra de CRISTO.
A Ciência jamais poderá materializar ou provar o DEUS, pois, não sendo a matéria, torna-O eternamente impossíbilitado de efetivá-LO. A inteligência e capacidade humanas são limitadas. Só se poderá viajar intergaláxicas , quando o homem criar a nave espacial que atingir a velociade da luz ( no vácuo: 2,99792458 x 108 m/s, ou 1,08 bilhão de km/h ) ou próximo a ela; porque a 1 ano-luz significa no vácuo 9,46 x 10 elevado a 15 m, ou aprox. 9 trilhões e 500 bilhões de km; e para percorrer vários anos-luz precisa-se ter organismo dotado de saúde física e mental para aguentar tal longa viagem. Nessas condições, só o Espírito poderá viajar. O corpo humano não foi feito para tal proeza, infelizmente. - Mundus est ingens DEI templum ( O mundo é o grande templo de DEUS )

C R I S T O - um HOMEM de elevado espírito, um terraqueu fora de série, nasceu num stabulu, autoditata, trabalhou, pregou até a morte a admirável DOUTRINA CRISTÃ; viveu, sempre, caluniado, injuriado, difamado, incompreendido, perseguido e injustiçado, porém, perdoou-nos com o seu grande coração, “ Pater, remitte illis, quia nesciunt quid faciunt ” ( Pai, perdoe-lhes porque eles não sabem o que fazem ) - ( ELE é um grande amigo desta Humanidade. Um guia espiritual permanente para o Planeta Terra, um farol para a paz, harmonia, convergência, cooperação, progresso material e MORAL. ELE está sempre ao nosso lado. Sorte do terraqueo ter como conterrâneo o Amigão JESUS CRISTO ! - Nesciat sinistra tua quid faciat dextera tua ( Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita - vale dizer, que a esmola deve ser dada discretamente, sem ostentação - J.C. )
- Omnis honor DEO, omnis utilitas proximo, omnis labor mihi - S. Bernardo - ( Toda a honra para DEUS, todo o proveito para o próximo, todo o trabalho para mim )


- 12/out/2008 -

SPED

Sped - Sistema Público de Escrituração Digital, um gigantesco banco de dados do Fisco { Receita Federal, 27-Secretarias de Finanças estaduais e centenas de SF muni cipais } que coletará minuciosas informações ( todos os pagamentos/recebimento efeti vamente realizados: compras, vendas, salários, remunerações,. e de natureza fiscal - movimentos registrados in nf-nota fiscal e agora nfe-nota fiscal eletrônica que geraram débitos/créditos de tributos: ICMS, IPI, ..... ).
A partir de 01/2009, compulsoriamente será a transferência para o meio eletrônico de todas as obrigações contábeis/fiscais das empresas, id est, é a modernização e padronização de procedimentos administrativos/contábeis/tributários, notadamente culturais. Com esse novo sistema digital, deverá ocorrer inegável avanço no combate ao famigerado informalismo ‘continental’ ( ‘empresas fantasmas’, ‘trabalhadores clandestinos/prejudicados’, ‘corrupção’,....consequente sonegação de tributos/contribuições, ‘questões trabalhistas’, etc. ). A entrada em vigor foi prorrogado a 31/05/09.
Em verdade, no mundo digital, as pessoas jurídicas/físicas ( contribuintes ) doravante, perante o Fisco ficam quase ‘transparentes’, reduzindo, assim, a ‘burrocracia’, sonegação, fraude, porque, quaisquer resultados apresentados necessitam de comprovação.
A nfe - substitui a atual nf - registro cotidiano da atividade real de empresas ( já que nehuma empresa legalizada não poderá adquirir ou vender coisa alguma à em presa desabilitada, pois, nfe imediatamente consegue verificar online se tais transaciona dores são legalizados ou não).
Louvamos, sem dúvida, essa modernização burocrática do Fisco; por outro lado, lamentamos profundamente não vieram com a inovação, a esperada e prometida reforma tributária ( profunda, e não habitualecolcha de retalhos’ ) um verdadeiro caos fiscal que asfixia o setor produtivo nacional.
Neste momento dramático - crise financeira e mercado de capitais - diminuição da exportação brasileira e investimento estrangeiro no país, retração do consumo interno e externo, excassez do capital de giro, restrição de contratação dos trabalhadores, aumento dos preços de commodities, alimentos, medicamentos, aluguéis e outros, num mundo globalizado de hoje, nenhum dos paises ricos e emergentes estará incólume do ‘arrastão’ do ‘setembro-outubro negro/2008’.
A ocasião é propícia para diminuir números de tributos/contribuições, alíquotas e procedimentos burocráticos obtusos para facilitar a vida das empresas, inclusive dos trabalhadores, principalmente, dar incentivos financeiros e condições aos jovens que precisam estudar e trabalhar, porque, eles são Brasil de amnhã ! .
Positivamente, após a tomada de atuação vigorosa histórica da Reunião do G-7 ( Ministros/Secretários do Tesouro e Presidentes dos BCs ) em Washington-USA e, da Cúpula ( Fra, Ing. Ale. Ita ) da UE e também da idêntica atitude da autoridade monetária
dos Japão, China e Austrália, surtiram os efeitos esperados e aparentemente, acalmaram-se as BVs do mundo inteiro.
Todavia, é negativo para voltar ao cenário anterior ( investimentos colossais, créditos fáceis, importação e exportação, desenvolvimento anual - média 5/6,% etc. ... ) ; a new face geopolítica mundial pós-vendaval deve ser outra, mais equilibrada, sob rigoroso controle das instituições financeiras ( bancos e investimentos ), pelas autoridades monetárias e Agências reguladoras de cada pais. - out/08 -

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

“ ‘11de Setembro’ do Mercado de Capitais-2008 ”

COMENTÁRIO S E M A N A L

( Sob o ângulo oblíquo ..... )

“ ‘11 de Setembro’ do Mercado de Capitais-2008 ”

O ‘terremoto financeiro’ que assombrou o sistema e mercado creditício mundial já caminhava claudicante desde o estouro da bolha imobiliária americana (10/07); nos último meses, varreu o centro bancário do Wall Street, culminando com a quebradeira dos gigantes J. P. Morgan (03/08), Merrill Lynch, Lehman Brothers, Wachovia, Washington Mutual, Bear Stearns, inclusive também, Freddie Mac e Fannie Mae (07/08), e a seguradora-mor AIG-American International Group (09/08), etc.; reprise do cenário (79 anos atrás) do pandemônio ocorrido no crash da bolsa de New York/29 (29/10/29).
Além dessas derrocadas colossais, grandes e tradicionais empresas americanas foram compradas por companhias, praticamente novatas , européias, asiáticas e emergentes, verbi gratia: Air Touch (comunicações) por Vodafone-Britânica, Amoco (petróleo) por BP-Britânica, Anheuser-Busch (bebidas) por InBev-Belga-brasileira, Chaparral (siderurgia) por Gerdau-Brasileira, General Chemical(química) por Tata-Indiana, IBM (Divisão de computadores - Tecnologia) por Lenovo-Chinesa, GE (Divisão de plásticos - química) por Sabic-Saudita, Reebok(artigos esportivos) por Adidas-Alemã, Swift (carnes) por JBS-Friboi-Brasileira; ... e, recentemente (09/08), Lehman Brothers (Divisões européías e asiáticas - instituições financeiras) por Nomura-Japonesa; etc. ...
É triste ver o desmoronamento do ( econômico-financeiro ) império americano, ícone do capitalismo mundial. .....
Realmente, o que está acontecendo com os dirigentes e executivos americanos ?
Não pode ser debitado simplesmente como descuido, inercia, incompetência ... porque, a maioria desses CEOs é formada nas melhores escolas de negócios do mundo: Universidades - Harvard Business School, Johnson School-Cornell, George Washington ...... etc.
Nessas enxurradas rolaram também gigantes europeus, exempli gratia: Dexia
e Fortis-Bélgica, HypoReal Estate Holding-Alemanha, Halifax Bank of Scotland (HBOS)-Britânica, e mais sete poderosos americános acima citados.
Interessante observar que o famoso Goldman Sachs ( onde trabalha o economista-chefe O, Neill que alcunhou a expressão BRIC em 2001 - comandado por Lloyd Blankfein ) socorrido - por - megainvestidor Warren- Buffett--78 anos, - escapou -- da bancarrota neste setembro-negro. A WB ajudou , inclusive, a empresa de energia Constellation e fabricante de doces Mars na aquisição da concorrente Wrisgley.
Observemos dentre algumas empresas adquirentes, segundo notÍcias: o frigorífico JBS-Friboi ( considerado o maior processador de carne do mundo) dos sócios irmãos José Batista Jr. e Wesley Batista que compraram, em 07/07 , a americana Swift; em 12/07, adquiram mais 3 concorrentes: as americanas National Beef e Smithfield Beef e a australiana Tasman; contudo, a lucratividade da JBS-Friboi é deficitária e tornou-se uma gigante, menos rentável. Isto não é bom. São análises e declarações das entidades e especialistas Ag. c.r. Moody’s, Abrafrigo, Economática, inter alia.
Vamos esperar a passagem rápida desse vigoroso tornado crédito-financeiro.
Acreditamos ser uma crise pior que o crack da bolsa de 1929, até porque , quando a ‘massa’ começar a desacreditar nas instituições financeiras, o pânico será um ‘tsunami’ devastador ! Portanto, as autoridades e dirigentes bancários devem tomar as medidas precisas acauteladoras e cuidado nas suas declarações. - Out/08 –

“Cloud computing”

COMENTÁRIO S E M A N A L

( Sob o ângulo oblíquo ..... Filosofia Marginal )

Cloud computing

‘Computação na nuvem’ ou ‘nuvem de computadores’, é o nome que se dá ao fenômeno de armazenar dados e rodar programas não no próprio computador, mas em servidores gigantes e remotos acessados pela Internet. In ‘nuvem digital’ sempre cabe mais um. Essa nova e definitiva fronteira da internet consiste em o usuário deixar que computadores localizados hà centenas e milhares de quilômetros de distância, realizem todo o trabalho de processamento e armazenamento de informações que antes era feito pelo seu computador doméstico. A rede, enfim, virou o computador ! Vide Gmail do GOOGLE. Não é exagero dizer que a Web virou computador ou superarquivo. Cloud computing baseia-se no colossal infraestrutura: data centers. A tecnologia cloud expande-se sobre novo tipo de software, sem a necessidade de comprar pacotes/dados. Quem está usando operacionalmente in sits virtuais são: Yahoo!, loja on-lineAmazon, YouTube-Google,Orkut, eBay, Microsoft, Picasa,Fickr, MySpace, Facebook, Nasdaq, Skype, Craiglist, etc. Essas empresas possuem também enormes centros de dados, alugam espaços, armazenam bibliotecas, fornecem programas, guardam informações,.. principalmente, para mini, pequenas e médias empresas que não precisam investir num maquinário, instrumento, equipamento, programas, arquivos dispendiosos.
Realmente, hoje, vivemos em estado permanente de invenção/reinvenção, inovação/reinovação ..... 1 ano atual equivale 100 anos do passado. Simplesmente, rememoramos: uns 20 mil anos atrás surgiu a linguagem; uns 10 mil anos a escrita rudimentar (chineses - sumérios); 1400 (imprensa-Gutenberg); 1910 (telegrafia); 1920 (telefonia); 1930 (rádio); 1950 (televisão); 1970 (fax); 1990 (PC/celular); 2000 ( i n t e r n e t ). ..... ( Nota: As datas , tão-só, mostram que usos dessas novidades se tornou nototiedade geral ).
Expressivamente, o Google via seus data centers processam e fornecem informações em poucas horas, hoje (2008) até um Petabyte (1015 bytes), isto significa que 1 byte
(1 caractere), Kilobyte (103 bytes), Megabyte (106 bytes), Gigabyte (109 bytes), Terabyte (1012 bytes) são cafés pequenos. Nas próximas décadas tranquilamente atingirão: Exa- byte (1018 bytes), Zettabyte (1021 bytes), Yottabyte (10 24 bytes); inclusive: Octilhão (mil setilhões - 1027 bytes -10 elevados à 27ª potência), Nonilhão (mil octilhões - 1030 bytes -10 elevados à 30ª potência), Decilhão (mil nonilhões - 1033 bytes - 10 elevados à 33ª potência), inter plures.
Não se deve esquecer a Ethernet criada-1973 pelo engenheiro elétrico, matemático e administrador americano Robert Metcalfe (62 anos-2008), sistema de conexão mais usado para a formação de redes de computadores. Com tais perspectivas extraordinárias da tecnologia-informática-internet o progresso científico é inimaginável; esperamos também, nesse sentido a idêntica caminhada espiritual da humanidade deste século XXI. ....... Por outro lado, politicamente, a ONU virou a peça de museu, pela sua ineficiência e sem autoridade moral e vigor diplomático { vide casos: NK (KJI), Irã (MA), Mianmar,...}, simplesmente, há anos arrastando tergiversações sem solução, aprofundando-se, há cada ano que se passa, em crise muito perigosa. set/2008

Condomínio & condômino

COMENTÁRIO S E M A N A L
( Sob o ângulo oblíquo ..... Filosofia Marginal )
Semanalmente, neste espaço, comentário variado de acontecimentos deste mundo afora, sob a visão de um ângulo indireto ( em japonês é visão shi-kaku’: ângulo morto, id est, um ângulo invisível, inatingível normalmente ofuscado pela curvatura decorrente de uma força maior desconhecida..... - s.y. )

Condomínio  &  condômino
Hoje, entendem os Tribunais Superiores que, a impenhorabilidade absoluta está superada ( L. 8.009/90 ). Porém, sobre a interpretação dessa lei de fundo social ocorreu de certa maneira um vacilo jurisprudencial transitório. Com isso muitos espertalhões, aproveitadores, caras de pau , oportunistas... entulharam a Justiça com ações, id est, na cômoda posição de não mais pagarem as “despesas ordinárias do condomínio”, com inegáveis efeitos na massa condominial,que se veria forçada a ratear naquelas despesas, uma situação que não se compadece com o ordenamento jurídico.

Inacreditávelmente, ainda , persistem nesse statu quo imoral com inegável prejuízo ao Condomínio e aos adimplentes condôminos. Contudo,tais situações anômalas e indecentes não podem continuar, pois, a inadimplência de muitos poderá significar a inviabilidade de manutenção dos serviços básicos, tornando insuportável a vida em comum.

Leciona col. STJ: “Responsabilidade do condômino pelos encargos. O condômino responde pelos encargos do condomínio independentemente da sua anuência e do seu comparecimento ou não à assembléia. Da simples circunstância da sua integra ção universo condominial decorre sua responsabilidade de arcar com as despesas comuns, na proporção de sua quota-parte” ... Demais magníficas lições consulte Ag.no Ag. 4.912-RJ.

A matéria condominial é de alçada infraconstitucional, notadamente a questão provatória é soberana na instância ordinária( imprescindível anexar comprovantes – matéria de fato detalhada imprescindível na Petição inicial ).

“É passível de penhora o imóvel residencial da família, quando a execução se referir a contribuições condominiais so bre ele incidentes”. Entre outros, afirmou: “não é justo que o proprietário de uma unidade deixe de participar do rateio de despesas comuns,fazendo com que os demais condôminos suportem a parte dos encargos que toca ao comunheiro inadimplente. O bem da família, nesta hipótese, deve responder por tais des pesas,que são feitas em função do imóvel familar e são impres cindíveis até mesmo para a preservação deste”.... ”Nessa hipótese, portanto,para atender às despesas comuns de condomínio, ou seja,à cota-parte que cabe à unidade habitacional,o bem re sidencial da família é penhorável,de acordo com a ressalva inserta no art. 3º, da L. 8.009/90”. E “tais contribuições condominiais às obrigações propter rem...”; “Mutatis mutandis, ter-se-ia, por parte do condômino inadimplemnte, relapso, um enriquecimento sem justa causa e em prejuízo dos demais condôminos,a desigualar os direitos iguais de todos” “Não se mostra equânime, efetivamente, que o devedor passe a usufruir do condomínio às custas dos demais condôminos, sem quaisquer ônus”. REsp 150.379-MG É o magistério uníssono do eg.STJ.
É inadmissível também, existir num Condomínio,uma parte pagando R$-380,00 e outra R$-480,00 ! Que privilégio e esse ?
Qual o fundamento jurídico dessa discriminação ? Num simples universo condominial não pode haver desigualdade de tratamento entre condôminos. Observamos inclusive muitos condôminos inadimplentes ( são aceitáveis pequenos atrasos justificáveis: perda de emprego, acidente, enfermidade, desfalque involuntário, etc.; para isso, poderá se parcelar. Contudo, há mais de 6 e 12 meses e mais de atrasos. Ainda, muitos possuem carros, chácaras, sítios p/ descanso do fim de semana. Isso demonstra abusos e reincidências intoreláveis ). Há condôminos possuindo mais de um carro e incomodando o zelador e outros moradores, pedindo, diariamente ( alguns nem pedem ), para ocupar a vaga de outros condôminos. A cidade possui edifícios garagens para tais finalidades. Estas e outras ocorrências indesejáveis acima apontadas, existem e muitas pessoas provam que não têm condição de conviver civilizadamente ou em condomínio razoavelmente educado. Será que o mundo é só de caradurismo e falta de compostura ?! Aliás, não o mundo, mas sim pessoas caras de pau !
Para solucionar tais situações abusivas deve o Condomínio executar todos os devedores contumazes, pois, segundo a jurisprudência atual, bens da entidade familiar ( imóvel residêncial ) são penhoráveis .

Locupletamento ilícito (ou enriquecimento sem causa) é baseado nos princípios morais e legais de que ninguém pode locupletar-se à alheia custa. set/08