Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



sábado, 12 de dezembro de 2009

Nordeste Brasileiro-NB 1-Santa Clara 2-Buscapé, 3 4 5 ...

Onde vivem aprox. 60 milhões de pessoas; há séculos, pobres e esquecidos tornando-se, já há alguns anos, o foco do capitalismo empreendedor.

NB-1. SANTA CLARA - Muitos brasileiros ainda desconhecem a maior empresa do café nacional: Santa Clara - RN ( ex-Nossa Senhora de Fátima, criada na década de 50 pelo patriarca João Alves Lima ), hoje, sob a vigorosa e moderna gestão do empresário potiguar Pedro Alcântara Lima (45), dono também das famosas marcas “Três Corações, Santa Clara, Pimpinela, Letícia, Kimimo, Frisco, Tornado, cappuccino” inter plures. Quando falamos em café, vem à nossa mente os dominantes fazendeiros paulistas, mineiros, baianos, paranaenses, e os portos exportadores de Santos, Paranaguá, Rio de Janeiro, Recife, etc. Santa Clara o líder brasileiro do café tem como sócio o Grupo israelense Strauss-Elite e o seu maior concorrente é a americana SARA LEE ( Pilão, Caboclo, Café do Ponto, etc. ).
O Café foi introduzido das Guianas Francesas no Brasil (Pará) em 1727 pelo pioneiro Francisco de Melo Palheta e se expandiu no resto do país. RN ( 53.077 k2 - população 2.8 milhões; quase sem ter grandes cafezais nasce um ‘novo barão do café’ no solo nordestino.
O estilo de vida do Pedro é quase militar ( acorda às 4 h. ; ginástica ; corre aprox. 10-20 k. ); dedica-se às aulas de inglês, visando o próximo passo: a globalização).
Começando a diversificar portfolio. É auxiliado para a expansão da SC, pelos seus irmãos executivos Paulo e Vicente; com mais de 3.500 funcionários com faturamento R$-1.400 bilhão e participação de 20% no mercado brasileiro. Futuramente, SC irá investir no promissor continente asiático ( China, Cingapura, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Israel, Japão,Taiwan (Formosa), Vietnã, Tailândia,....). É um sonho viável fincar lá, o nosso pavilhão nacional, inclusive o potiguar e outros . O criativo empresariado brasileiro ( várias gerações de: 19~70 anos ) tem pela frente, amplo campo para investir, explorar, implantar multiatividades industriais, comerciais, e profissionais em vários continentes e regiões ( USA, Austrália, África…) aproveitando a situação privilegiada como um país membro do G-20 e do BRIC. O CN e o Governo deve fazer sua parte, procedendo urgente, profunda e séria Reforma Tributária para desonerar a elevada carga fiscal geral e não da atual parcial setorial e tímida exoneração ‘tipo promoção pré-eleitoral’.
Também, sem esquecer as imprescindíveis Reformas Trabalhistas, Previdenciárias e Políticas. Muitos políticos e governantes, com a mentalidade terceiro-mundista, associada com a secular burocracia cartorial dificulta a vida do laborioso Povo e Empresariado no Progresso Brasileiro da “Era Digital”.

NB-2. BUSCAPÉ - Site comprador de preços BuscaPé ( via internet com serviços através da cadeia de comércio eletrônico, inclusive sistema comparativo de preços de produtos do varejo, pesquisas na área de e-commerce-ebit, ferramentas de pagamento digital e detecção de fraudes-QueBarato ! Possuindo classificados online gratuitos. Co-fundadores: Romero Rodrigues, Rodrigo Borges, Ronaldo Takahashi, Rodrigo Guarino, jovens pouco mais de 30 anos. Foi vendido ( 91% da empresa ) ao poderoso conglomerado de mídia sul-africano NASPERS; CEO Antonie Roux, dirige seus negócios e-commerce; expande para o Central-Leste Europeu; zona do BRIC e agora a América Latina com a aquisição do BuscaPé ).
Os 4 executivos brasileiros continuarão à frente da gestão da empresa em sua especialidade. Hoje, a sede é São Paulo( Capital ); o BuscaPé foi fundado há 10 anos em Salvador-BA.
Esperamos, muito desses jovens empreendedores da geração Y ( nascidos a partir de 1978 a 1990 ou chamada ‘millennial’ ) e outros tais como: geração digital, nascidos, 1991 em diante e, das gerações consideradas “Tradicionais” ( nascidos até 1945 que viveram sob II-GM (1939~1945), crash/1929 e Grande Depressão ), inclusive geração baby-boomers’; ou ‘Dankai-Sedai’ ( nascidos entre 1946~1964 que se esforçaram e reergueram suas nações com dificuldades ) e passaram o bastão à geração X ( nascidos a 1965~1977 ‘ecoboommers’-geração ecológica ). Porque o Século XXI vem mudar radicalmente a sociedade do país,o conceito e cenário do emprego, trabalho, profissão, empresa, globalização, multinacional, interdependência, intersocial, interpessoal, etc. Não são as mesmas as cabeças das pessoas, dos jovens, dos adultos de meia-idade ( de 40 aos 60 anos ) dos idosos, mulheres e homens do Século XXI. Não aceitam mais, os dogmas obsoletos, notadamente, sem base científica e lógica.
NB-3 EBBA