Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



quinta-feira, 11 de junho de 2009

SÉRIE - VI E FINAL - Liderança Carismática e Estadista Reformador

SÉRIE - VI E FINAL - Liderança Carismática e Estadista Reformador
- finalização -

9 O Verdadeiro Único Líder - Na época de graves acontecimentos é que surgiram notáveis líderes, v. g. : Winston Churchil (1940~1944) e Margaret Thatcher (1979~1990), ambos na Inglaterra; Franklin Delano Roosevelt (1933~ 1945) USA; Mahatma” Mohandas Gandhi (1920~1947) Índia; Mikhail Sergeyevich Gorbatchov (1985~1991)-reformas que resultaram no fim da URSS, hoje Federação Rússia; “Tiradentes”Joaquim José da Silva Xavier (1789~1792) Inconfidência Mineira, berço da independência do Brasil -Patrono da Nação Brasileira ... etc.
Demais centenas
de lidimos líderes nacionais e mundiais, omissis.
9-a Todos
esses grandes líderes e Patriotas, sem exceção, pensaram no Bem-Estar do seu Povo e lutaram pelo engrandecimento de seu País em primeiro lugar e, não raro, até sacrificaram sua própria vida. São Gigantes Heróis Exemplares ! Cravaram seus nomes nas belas páginas da História Mundial !
Ser Magistrado Maior
de uma Nação é seguir tais exemplos históricos.
Exempla magis, quam verba, movent (
Exemplos movem mais, do que palavras )
9-b Muitas vezes, é
necessário tempo para se perceber o óbvio ( mas, HOJE, o tempo está se esgotando, ou ...). Precisamos acelerar para ser Top Runnerdo Mundo ( evidente, antes, ser verdadeiro líder nacional de seu PAÍS ).
É importantísimo não se perder tempo e fazer urgentes FAXINAS das LEGISLAÇÕES supra apontadas e não se deixando otrem bala” passar ( pois, o bondedo século 21 é veloz ! ).
9-c Não ficar empolgado
em ser o “Presidente mais pop do mundo” ( é perigoso o endeusamento e sem fazer a lição de casa - seja quem for ); e sim, como um lídimo Estadista realizador com DNA brasileiro no mundo globalizado do Terceiro Milênio.
10 C O N C L U S Ã O - O País tem tudo para ser “Brasil Estados Unidos da América do Sul ( simples comparação pela semelhança: os USA tem 9.372.614km2; 310 milhões de pessoas; elegeu na 44ª-presidência, o 1º - negro Barack Usein Obama ); há extensão territorial, densidade populacional, imensa riqueza natural e aqui, temos um carismático Operário-Presidente-Lula ( o ‘cara’ ).
a - C
onforme vimos nas folhas precedentes, as REFORMAS são imprescindíveis,
SEM ELAS NADA FEITO,
mas estão paralizadas no CN há anos. Para impulsionar este País necessitamos urgentemente tais REFORMAS, ( prioritariamente a de Trabalhista ). { essas são lições de casa, mais importantes para o País ! }.
C
om a abertura dessa área vem o maciço investimento direto, produtivo, externo e interno. Porque, atualmente, dentro do BRIC ( Brasil-omissis; Rússia, submergente, despótico e maltrata os vizinhos ( corte do fornecimnto de gás-UE e invasão da Geórgia... ); Índia, semi-feudal, renda per capita US$-2.9oo mil; 35% de analfabetos; China, ditadura comunista, 900 milhões de pobres, 120 milhões de analfabetos, renda per capita US$-2.3oo mil, pretende ser G-1 ?, Falta muita infraestrutura - sem democracia e liberdade, difícil atingir primeiro mundo); o único país emergente para atrair o capital estrangeiro e nacional é o Brasil.
b - Encaixar-se, urgentemente, o valedouro oceano de Capital Humano-50 milhões de Trabalhadores Informais e Outros e também as 11 milhões de Empresas Informais ( mini, pequena, de porte médio ) e seus Empreendedores.
P
ara não se depender da economia de outros países, precisamos robustecer urgentemente o Mercado Doméstico. A estrada a seguir tudo mundo já conhece e o restante ( o dever de casa ) virá com o esforço concentrado do Governo, do CN, dos Governadores, dos Prefeitos e demais brasileiros patriotas.
c - P
rosseguindo e fortalecendo a Classe-C ( 85 milhões de eleitores ) e àquelas Empresas Médias -11 milhões; ambas, que são as bases piramidais de uma Nação Emergente rumo ao País do Primeiro Mundo.
d -
Portanto, para gravar na História, a fenomenal “ERA LULA” a tarefa do
Presidente é curta e rápida: ser “Estadista-Reformador e Modernizador das Leis e Costumes Brasileiros”. Só S. Exa. pode realizar, porque “Lulismo sem Lula não sobrevive”, a nosso ver; chegou o momento decisivo a demonstrar que é líder carimático, não depende de ninguém. Realizar REFORMAS, tudo. Então, o Gigante BRASIL e o Povo TRABALHADOR vão sorrir e saberá retribuir.
e - L
á nos USA o seu ilustre colega OBAMA está fazendo uma gigantesca revolução: consertando a terra arrazada que começou com a bolha subprime, que provocou a crise global e levou a knock-out dezenas de empresas, bancos, montadoras, recessão e desempregos ... etc. Aqui, apenas uma “marolinha”, com ‘simples REFORMAS’ a concretizar e a construção de uma inegável “Era LULA” ( que nasceu com raríssimo dom carismático e deve utilizá-lo para o bem do Povo e da Nação, pois, DEUS lhe deu essa chance única. A pessoa nasce como um personagem uma única vez neste mundo ! ).
Quem serão os vencedores na História de Amanhã ? !

Todavia, antes de finalizar, temos observado com perplexidade e sérias apre ensões e dúvidas os fatos seguintes: I) é notório que o Presidente Lula não lê jornais, revistas,blogs, não acessa a internet, não vê televisão ... só ouve notícias ‘filtradas’ através de assessores especiais ou do Ministro da Comunicação Social e da Imprensa Oficial; II) como o seu PT não tem maioria no CN, ele acena a outros Partidos ( PMDB, PTB, PDT... inclusive ditos “nanicos” - PP, PR, PSB, PCdoB, PV ... ) para ter votação favorável em projetos de seu interesse; assim, formada a famosa “base aliada”, sustentáculo do Governo com 37 Ministérios e cercados dos conhecidos caciques Sarney, Temer ... e ativistas, lobistas políticos, sindicalistas ... etc;
III) t
ambém, notório o loteamento de cagos e funções do Governo ... nas diretorias das Agências Reguladoras ... etc; e a consequência disso é o inchamento do ‘funcionalismo’ cada vez mais oneroso ao Tesouro Nacional e o bolso dos contribuintes;
IV) r
ecentemente, o Presidente Lula, via Ministro Jobin-Defesa e o Brigadeiro Nicácio-Infraero planejaram uma faxina urgente e imprescindível na empresa estatal INFRAERO ( com 240 e atuais 109 “cargos em comissão” ) para ficar apenas com 12 cargos. Quem ocupa tais altos cargos exercendo influências, são os “apadrinhados” indicados pelos políticos da Base Aliada e ou dentro do próprio Governo. Está, assim, travado o Projeto de Reforma estatal, pois, os Líderes do próprio Governo no SF e na CD ( Senador Romero Jucá e o Dep. Henrique Alves ) e demais senadores e deputados da agremiação aliada, são contra, porque, ali, estão alojados seus parentes, amigos ... etc ... ganhando polpudos ‘salários’ ! Nem respeita a resolução do CNJ - súmula do STF sobre proibição do nepotismo !; V) na recentíssima instalação da CPI da Petrobras, ocorreu também, que o Governo mobilizou a turma da bancada aliada para impedi-la. Mas não conseguiu. Nessa hora em que mais o Governo precisava aonde estavam tais aliados, caciques e ‘altos comissionados’ ... ? A mídia, informa que muitos fizeram corpo mole e ‘aqueles caciques’ nem apareceram. O Presidente confiou neles e viajou para o Exterior;
VI) então perguntamos:
que parceria é essa ? Pagou alto preço da fatura ( Ministérios, 2º e 3º escalões ... etc ) do PMDB e dos Partidos Aliados e não funcionou !
VII) D.m.v.,
até agora, aparentemente, o Presidente dava a impressão de que era ele próprio quem manobrava tudo, porém, depois desses dois episódios acima e outros casos ... etc, permanece em nossa pobre mente que: quem está manipulando (?) são as espertíssimas “raposas”, manjados políticos que cercam o nosso Presidente ! ? { Que tristeza e decepção ! “Desnudou-se o rei” ? }. Infelizmente, está descortinando-se (?) o mito do invencível líder político carismático ?
VIII) Tudo isso supra
e lembrando ainda a farra de gastança em excesso dos líderes, sindicalistas, funcionários ( uso abusivo dos cartões )...e apadrinhados políticos ( reportar-se: “Dois Brasis” ) apunhalou o coração e o sentimento do POVO em geral ( especialmente, da Classe C e principalmente C-baixa, o chamado ‘povinho’, o qual precariamente sobrevive, pois, só poucos recebem, com o minguado salário-mínimo e bolsa-família ); estão gritando até quando, por que e em nome de quem, os trabalhadores privados, humildes, informais, desempregados e pobres, vivendo com tais “esmolas” ( s.m. & b.f., aliás, nem todos recebem ) ? ? ? Como àqueles da casta dos privilegiados não largam o osso; pior ainda, o ‘povinho’ que sofrivelmente vivia, e agora, sem empregos e com fome, sente-se abandonado; porém, é eleitor de Classe Média ! O Governo e o PT cuidaram e gastaram ( e continuam ) com os lobistas, audaciosos, políticos e aproveitadores. A crise pode ser para os poderosos uma “marolinha”; para os pobres são destruidores “TSUNAMIS”. Se não forem tomadas medidas rápidas e drásticas, todo mundo, será engolido, inapelávelmente !
Mas, esperamos
que no seu próximo passo o Presidente desvincule-se desse bando de astuciosos ‘manipuladores’ ou, utilize-os e faça as REFORMAS que todos os brasileiros estão torcendo pela sua concretização !
IX) C.m.v.,
ou, será que estamos assistindo a um espetáculo entusiasmado com a atuação fantástica de um eximiu ator prestidigitador no Palco Político ? ... Ou ainda, talvez com a visão presbiópica, desgastada sob uma curvatura deformada pela miopia e astigmatismo de um velhinho ... na estrada empoeirada terminal da vida ?
[ A idade é implacável: o Alzheimer avança, idem deficiência auditiva, e a catarata cega a qualquer um ! ]
Ao finalizar, rogamos
a DEUS que ilumine o Presidente e demais honrados homens públicos e cidadãos desta abençoada Terra do pau-brasil - caesalpinia echinata para o País seguir direta e firmemente ao posto merecido e reservado entre as Nações. Nemo igitur vir magnus sine aliquo afflatu divino unquam fuit ( Pois que não há nenhum grande homem sem qualquer inspiração divina ).

É o monólogo de um cidadão comum, idoso ( 83 anos ) e inativo, sub censura - 21/05/09 -

Em tempo: Sobre a pré-candidata “Mãe do PAC”, indaguei se não seria o caso de
mandato tampão’ ? ( vide, Série-IV, 7-i, 20/04/09 ). Em 25/04/09, veicularam que a Ministra ( 61 anos ) está com câncer de linfoma LNH-B,1-A. É grave. É, também desumano forçar uma pessoa, assim fragilizada, à uma campanha para exercer o pesado cargo almejado. Lembre-se: n/ ilustre Vice-Presidente, J.A.

[ Votos de pronto restabelecimento, s.y. ]

NOTA: O famoso “Pai do BRIC” Jim O’ Neill - Goldman Sachs que sobreviveu graças a ajuda do Governo americano (US$-10 bilhão e mais US$-5 bilhão do megainvestidor Warren Buffett ), expressou-se sobre a crise, em síntese: “O Brasil, rezar. Torcer ao sucesso da economia chinesa. Esperar algum sinal positivo do G-20-abril. E, cortar juros agressivamente” ( mar/09 ). A palavra do brilhante economista “rezar”não soa bem. Para dirigir-se a um dos mais robustos países emergentes-Brasil, dizer que vai depender da China é leviano. Porque, aquele país comunista do dogma MTT, segue a cartilha‘bíblica’ DSP juntamente do espírito da escola Kakyo ( overseas chinese merchant doctrin ); jamais saiu e sairá um milímetro sequer desses fundamentos basilares nacionais ( igualmente, filosofia petreu dos mandarins atuais do PCC e do ESTADO ). A China tem graves problemas internos, v.g.: 900 milhões de pobres ( classes D,E,F,G ); já ascenderam 400 milhões à classe C-alta, média e baixa, nas últimas 3 décadas; 120 milhões de analfabetos e mais de 50 milhões de desempregados, a crise mundial agravou ainda mais; crescimento menos de 8% é sinal vermelho ( 2009: 6,2% ). Evidente que cuidará do bem-estar do seu Povo e progresso da Nação; procurará commodities necessárias; um centavo mais barato existente no mundo. É um país duríssimo negociador do planeta. O PCC e seus dirigentes são frios, duros, calculistas e até cruéis. Lembrem-se: o massacre impiedoso dos estudantes na Praça Celestial, em 04/06/89 ( dizem, que houve extraoficialmente, mais de 700 mortos de civis ). Esperar ajuda de um país desse, só sonhando ! --- A sua única fala razoável foi cortar juros ( 10,25% uma das maiores taxas do mundo ). O Brasil se sairá bem, sozinho. Aqui, mais uma vez, dissentir da respeitável opinião ( vide nosso F.M - letra B de 06/03/08 ), pois, o próprio O’ Neill não previu que o seu Banco ia à bancarrota, d. m. v. - s.y. – 31/05/09 - { P.S.: Copom-BC, em 10/06/09, baixou 1 p.p. do SELIC para 9,25%.a.a., ainda é muito alta; porém, serve para investimento estrangeiro especulativo - SELIC-Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - L. 9.065, 20/06/95 e posteriores alterações }.

OBS.: As siglas, abreviaturas, bem como as fontes e citações, constantes nestes e outros comentários, obséquio consultar nosso mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950~2009, publicado ( parcial, porque é extenso) juntamente com a “ Filosofia Marginal ”, deste autor, obrigado. - f i m - - s.y. -

SÉRIE - V - CLASSE-C ( classe média brasileira - 85 milhões de votos )

[ Classe que decide a eleição de out-nov/2010 ] -continuação -

8 A Oposição Desunida, está desde a eleição-2006, principalmente, entre os supostos potenciais pré-candidatos JS e AN (PSDB), DEM ( ? )etc; { Só mostrou união uma única vez: quando extinguiu a famigerada CPMF em dez/2007 ] Necessitaria voltar a unir-se e traçar uma sábia estratégia eleitoral abrangente, caso contrário, ficaria aspirando a poeira da Mãe do PAC” ( ou outro ? ); além do apoio do Presidente, os Partidos Aliados capitaneados pelo poderoso PMDB falam abertamente que a eleição é negócio, quem paga bem, leva .
8-a Os Governadores JS (
tarimbadíssimo político ) e AN ( jovem, que tem muito tempo ainda pela frente ), ambos devem pensar não como partidários ( PSDB ), mas sim, como patrióticos brasileiros, unindo-se à bandeira das Multi-Reformas ( emperradas até hoje, ou outra ... ), necessitam urgentemente de união para modernizar, atualizar o Brasil e liderar amanhã, democraticamente, este Mundo fabuloso, apesar da passageira atual crise econômico-financeira.
8-b Sem dúvida,
a bandeira das REFORMAS é questão primordial de sobrevivência do Governo e da Oposição; quem concretizar efetivamente in limine o caso Trabalhista e continuadamente demais REFORMAS será o vencedor ( o motivo e a resposta estão evidentes . É imprescindível, incondicional e imperativo ! ).
A História
não descreve sempre os vencedores, mas, também, os derrotados ( nesta corrida ‘meio-fundo’ ambas as partes têm grandes chances - out~nov/2010 ).
Para
ser vencedor na História, a estratégia deve ser inovadora, de fácil de execução, menos onerosa e exequível, em curto prazo ( especialmente, in casu ).
8-c Com Realismo Duríssimo -
Neste mundo globalizado, com a crise planetária contundente, nenhum país passará ileso sem sofrer as consequências decorrentes.
Dizem
os especialistas que se levará uns 3 anos para ser normalizada a grave situação atual ( só não vê, quem não quer ) e já estamos na recessão, não custa chegar-se à depressão.
8-d Dentro
das REFORMAS - e. g.: ( baixar, drástica e urgentemente ! )
Para isso, alíquota do Irpf: é de 2% até R$-10 mil e, acima disso: 10%;
Idem,
contribuição previdenciária: 1% até R$- 5 mil e, acima disso: 5%;
Idem,
“ : PJ - 5% sobre a FS (FP). ( Como ajuda ao minguado cofre previdenciário durante os próximos 5 anos; depois, extinguir ).
Desoneração parcial,
ainda com vigências trimestrais ou semestrais são regras insuficientes. Nesta crise, o projeto de incentivo deve incluir EXTINÇÃO de diversos impostos, contribuições e taxas, inclusive incidentes em Cascata, e DIMINUIÇÃO drástica de Alíquotas. Basta, de medidas paliativas ou coisas maquiadas ( e sem teatralidade ). 8-e O Povo aguarda do Governo um procedimento concreto, profundo e eficaz.
8-e-1 Notadamente, àqueles
que foram beneficiados com os poucos s.m’s e da B-F que ascenderam das classes-D-E-F à nova classe-C-baixa ( base da sustentação do governo-Lula - 30 milhões ) estão desgostosos e revoltados com a perda de status alcançados, em decorrência da crise { ninguém gosta de dar marcha à ré, regredindo à vida anterior de pobreza ! }.
8-e-2 Principalmente,
por causa dos desempregos e dificuldades da nova colocação.
Antes
da eclosão da crise o que mais cresceu foi a Classe-C ( 85 milhões de pessoas - incluindo C-alta, média e baixa, abrangendo a camada humilde, artesanal, braçal e de pouca instrução, que são os primeiros a perderem empregos em qualquer crise ! ), evidentemente, sentiu o golpe profundo, perdendo o posto de trabalho e a razoável renda de sustentação. Milhares e milhares estão famintos e desesperados !
8-e-3 A Classe-C é
a Classe Média Brasileira { espinha dorsal de qualquer Nação, mix de intelectual e operário, cultos e até semianalfabetos }, formada pela C-alta, C-média, e a C-baixa, por razões óbvias . A Classe C-baixa humilde, quer e procura empregos, precisa de trabalho, de ir aos estádios de futebol, torcer pelo seu time ( raivosa por não poder frequentar como dantes ) e, também, é a Classe que odeia CLT, ‘burrocracia’, desemprego, obras e promessas de governantes, políticos que tiraram a sua alegria e que não saciam a sua fome ! A fome não espera o amanhã ! É ( foi ... ? ) base de apoio do PT e de Lula ! Observe-se: ex e dirigentes sindicais e esbanjadores.
Revoltada, irritada
e viva, é a CLASSE-C que detém o fiel balanço das eleições ! Eleição à vista - out-nov/2010 ! Voto contrariado ( ? ! ) é Dela.
8-c-4 Não
se está gostando, também, da atuação dos sindicatos trabalhistas que vetam a extinção pura e simples da CLT, impedindo a abertura de novos Mercados de Trabalho ( Investimentos Externos e Domésticos ). Vide, itens 1-d, 2-a e 5, retros ...
E, mais:
segundo a mídia ( Revistas / 2007 ), os marajás da República Sindical - Jair Meneguelli, SESI-R$-25 mil; Heiguiberto Navarro-SNEPPI-PR-6.5 mil; João Vaccari Netto-ITAIPU-13 mil; Paulo Okamoto-SEBRAE-25 mil; Luiz Marinho-Ministto da PS-8.4 mil; Sérgio Rosa-PREVI-15 mil; Wagner Pinheiro-PETROS-44 mil; José Eduardo Dutra-BR-Distrib. 44 mil; Wilson Santarosa-Petrobras-39 mil; João Antônio Felício-BNDS-3.6 mil; ... etc. Todos, foram ex-Presidentes sindicais. Combativos trabalhadores que viraram altos remunerados ‘burocratas’ ! Que mamata dos Sindicalistas Trabalhistas ! A Classe-C está de olho nesses ‘Servidores Públicos’, indiretos, aproveitadores, traidores - do ideal do verdadeiro trabalhismo - e abandonaram os reais trabalhadores, informais, desempregados; e muitos que querem empregos ! ! !
8-d Uma
simples Sugestão para diminuir extremamente os encargos fiscais sobre questão trabalhista: facilitar o investimento interno / externo; abertura e fechamento das empresas; contratação, dispensa, flexibilização nos diálogos: Empregador / Empregado.
Quanto
ao IRPJ - deve variar cf. o lucro líquido obtido. Deve-se aperfeiçoar
adequadamente
em face do novo tempo, o sistema Super-SIMPLES, especialmente visando a expansão dos 11 milhões de: mini, pequeno e de médio porte. As Grandes devem arcar mais. Assim, todo mundo CONTRIBUIRÁ com os tributos, proporcional e distintamente, e por via de consequência AUMENTARÁ a arrecadação. Esta é a Justiça Fisco-Social Moderna; todo mundo trabalha, ganha, cumpre o dever cívico-econômico, alegre e satisfeito; o País cresce e lidera entre as Nações neste conturbado, porém belo Globo Azul.
8-e [ Demais assuntos pertinentes
a desoneração dos custos afins e outros, trata remos oportunamente in comentários mensais / semanais: Uma época falou-se muito em “Imposto Único”; um tema muito interessante num tempo da crise como de hoje, precisamos DIMINUIR quantidade de tributos e SIMPLIFICAR o sistema tributário pelos seguintes motivos: inicialmente, louvamos o esforço e inteligência do saudoso mestre de todos amantes do Direito Tributário, o tributarista-codificador Rubens Carlos Cintra Gomes de Souza ( 1913/1973 ), considerado com mérito: “Pai do CTN” ( L. 5.172, 25/10/66 ), aqui, fica nossa homenagem pela imperecibilidade de sua genial obra-Código Tributá rio Nacional. ( 43 anos atrás inexistia o computador, como agora ). Hoje, “Era cloud computing e demais progressos tecnológicos e ... então forçados a rever e adequar esse extraordinário CTN, d.m.v. ] 30/04/09 - - continua –

domingo, 7 de junho de 2009

SÉRIE - IV - NOVOS MERCADOS DE TRABALHO E CONSUMO

- continuação -
7 O
Povo está com fome e necessita de EMPREGO, Urgente ! Também, o Governo muito desperdiçou com as despesas correntes ( consideradas improdutivas ) e hoje, em plena crise, o caixa não está folgado, nem aqui, nem lá fora; a arrecadação começou a cair, juntamente com a confiança do consumidor inclusive a populariade, aumentando a inadimplência. Soou o apito !
7-a A
nossa respeitável Carta Magna/88 contém, conforme juslaboristas: 35 disposições constitucionais; notoriamente mais 922 arts. e o Anexo da CLT/43 com a maioria que sofreu alterações, acréscimos, supressões, revogações, novas disposições, nesses longos 66 anos; inclusive centenas de LO’s, centenas de normas extravagantes e dezenas de convenções, centenas de súmulas de jurisprudência uniforme do TST; é um peso pesado ‘mostrenco’ jurídico trabalhista brasileiro. Talvez, nem o mais veloz computador do mundo, e.g.: Supercomputador apelidado de papa-léguas Roadrunner, IBM-LNLA-USA, velocidade que ultrapassa a um petaflop ( processa 1.026 quatrilhão de cálculos por segundo ) poderá responder de pronto as emaranhadas disposições legais, regulamentares e acessórios afins.
[ Não é fácil ter Empresas e ser Empreendedoras brasileiras; principalmente: mini, pequenas e de porte médio ]
7-b Por outro lado,
é interessante observar-se que todos os direitos positivos acima e até de lege ferenda dos congressistas em andamento, visam exclusivamente as benesses a quem está nos empregos. Deveriam preocupar-se em extinguir drásticamente a burrocracia’, eliminar completamente os pesados encargos trabalhistas; e melhor objetivar aqueles que realmente precisam de empregos ! 7-c Muitos jovens precisam de empregos e também de estudar para terem condição tecno-intelectual de competitividade no Mercado de Trabalho exigente.
Incumbe
ao Poder Público o dever da Educação (*e.g.:ProUni) que é um direito de todos.
Porém, antes
o Poder Público é obrigado a facilitar a implantação de empresas para que o trabalhador possa buscar o seu pleno emprego .
Entretanto,
em face da CLT/43 e legislações complementares, está sendo dificultada a abertura e fechamento de empresas. O Poder Público ( Governo / CN ) precisa esforçar-se para cumprir a ordem constitucional no que conserne ao trabalho do seu Povo, extensivamente: ao bem-estar, às famílias, ao rendimento, à educação e a saúde.
7-d A priori,
para destravar a economia brasileira ( a recessão já começou ) precisamos eliminar radicalmente e sem piedade, a maior emperradora-CLT/ 43 e demais normas legais complementares pertinentes.
7-e A bandeira de desbravador,
o Presidentepossui de sobra: foi operário e sindicalista lutador, incansável e perseverante líder político e hoje, tem invejável prestígio popular. Não deve deixar escapar esta rara oportunidade histórica política contemporânea de abrir a estrada do bem-estar brasileiro, cerrando as viciadas portas indecentes e movendo a nova era dos Mercados de Trabalho e do Consumo; dando lugar para todos os trabalhadores que querem labutar; e aos empresários com a mentalidade globalizada, investindo; abrirem empresas, terem lucros, expandindo e oferecendo mais e mais Empregos. Por que dificultar a implementação de empresas e fechar a porta para os que querem trabalhar ? O restante, vem naturalmente. Um país continental absorve tranquilamente 100 milhões de trabalhadores FORMAIS ( 2008: temos 90 milhões, incluindo Informais ). Idem, 20 milhões de empresas FORMAIS ( 2008: temos 5 milhões e 11 milhões Informais ).
7-f Além
do Mundo estar mudando radical e rapidamente, não é concebível que o Brasil fique apegado ao vetustu quase septuagenária CLT, legislação nitidamente obsoleta editada no ‘Estado Novo’ (1937~1945). Incomprehensibile ! Hoje, está emperrando o investimento estrangeiro direto, até nacional, pois há uma barreira intransponível para a abertura, inflexibilidade na negociação e fechamento de empresa, inclusive simples contração e dispensa de um trabalhador ! ... etc. Nesta crise corrente, precisamos é de EMPREGOS e mais EMPREGOS e construir novos e grandes MERCADOS de TRABALHO e de CONSUMO !
O Brasil tem esta capacidade:
o Presidente da República já com um prestígio imbatível e parlamentares nas mãos; matérias a votarestão no CN,falta um empurrão ( começando logo, as REFORMAS estarão concluídas até meados de 2010 ! ).
7-g O ponto negativo
do Trabalhismo Brasileiro reside aqui - CLT/43 - e demais normas legais pertinentes. Já que estamos na era digital não está na hora de modernizar o conceito e a máquina burocrática, também ? Se temos “Sped-fiscal” ( só para fins de arrecadação ? ), deve-se criar outros “Sped’s: Previdenciário, Tributário, Político” etc juntamente com as legislações adequadas e modernas.
7-h A vigente CRISEdestruiu e continua destruindo impiedosamente dezenas e centenas de robustas e algumas centenárias corporações do mundo inteiro; inclusive já cairam vários Chefes de Governo ( da Islândia, Letônia, Hungria, Rep. Tcheca, inter plures ) . Deve-se passar o “Rolo compressor Lula” para derrubar velhos hábitos, tradições, conceitos, burocracias, notadamente constantes in leis, decretos, e nas práticas, tais como: a herança luso-ibérico no gritante sistema medieval arcaico aposentadoria-pública / privada ( perverso tratamento ). Idem, o tal jeitinho brasileiro ( que facilita a corrupção ativa / passiva ); o corporativismo ( que corroi instituições ); estatismo e empreguismo ( reporte-se: às “casas da Mãe Joana” e demais estatais, paraestatais, autarquias, fundações e seus funcionalismos ); assistencialismo, populimo ou paternalismo ( S.M conceitua-se em satisfazer necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte, inter alia - 2009-465,00 ou 2010-506,00; sob tal conceito, o descompasso com a realidade é cristalino e grosseiro; como uma família pode sobrevier com tais valores ? Precisamos sair da hipocrisia maquiada sexagenária, já ( Dl. 2.162, 01/05/40 ); e ainda, B.F-2009: 137,00 cada, para 13 milhões de necessitados; porém, a auditoria do TCU flagrou indícios de fraude em 312 mil benefícios; dentre 106 mil beneficiários que são donos de automóveis e há 577 políticos eleitos recebendo o Bolsa Família; eles recebem alta remuneração, e além disso, ‘roubando dos pobres ! É a irritante burocracia ( quase burrocracia’ ) das repartições ... etc. tudo via REFORMAS, retro citadas. Chega de demagogia e vigarice oficial dos políticos e governantes. Vamos acabar de vez, com esses “Dois Brasis”! ( Mas, sim um Brasil desenvolvido, POVO nutrido, instruido e de uma única face: limpa, saudável e alegre ! ).
7-i Com
as supras REFORMAS ( eminentemente uma questão política ) feitas sob a sua absoluta liderança o “Bem Amado Presidente” de indiscutível popularidade elegeria tranquilamente sua suposta sucessora pré-candidata ( uma espécie de ‘mandato tampão’ ? ), quiçá, ainda garantiria o seu triunfante retorno em 2014-2018, só saindo do cenário político brasileiro em 2022 - domínio absoluto do fenômeno “Era Lula”, antes, porém, a fortiori, Reforma Trabalhista ! É incondicional a abertura do Mercado de Trabalho e Emprego para todos ! Voto da Classe-C é o núcleo do sucesso ( ou fracasso ? ) do caminho da “ Era Lula ”.
Uma vez feitas todas as REFORMAS
e eleita a sua sucessora, ou, seu sucessor, sobrará o tempo suficiente para retomada daquelas gigantescas obras ( PAC e... ) para prosseguir e concluir. Pouca importância terá quem continuar ou terminar. Serão Grandes Obras do Operário-Presidente que eternizará o seu nome na História Republicana Brasileira, ou ... MÃOS À OBRA: ÀS REFORMAS ( primeiro: a lição de casa ! ). Conseguir REFORMAR tudo é a Maior Obra Brasileira do Século XXI, que beneficia a NAÇÃO e o POVO; incomparável com as ‘obras utópicas’: “Minha Casa Minha Vida”, do “PAC”, do “Velho Chico”, e do Etanol ... etc, de agora !
( Educação (*)
Sobre o ProUni destinado a jovens com renda mensal até R$-700,oo p.p. da família, o TCU detectou mais de 1000 beneficiários ( que são donos de carros de luxo: Ford Fusion, Mitsubishi Pajero, Honda Civic ) ... Realmente, cometendo injustiça a quem precisa de tais ‘cotas’. É falta de Rigorosa Fiscalização e a severa Punição. - 20/04/09 - - continua -