Índice Geral

A Filosofia Marginal-SY é composta de seguintes partes:

1) Filosofia;

2) mGsyECD-1950/2010...(mini-Glossário-sy de Entretenimento Cultural Diário-1950/2010...);

3) Comentários ( mensais / semanais ): Políticos, Econômicos, Jurídicos;

4) Literatura ( Ficção, Poemas, Anotações );

5) Diversos ( Ciências, Esportes, Religiões, etc ).



sábado, 22 de junho de 2013

PRAZO DE VALIDADE (seres vivos) E VIDA ÚTIL (fatos/coisas) Nº. 3

continuação do dia 19/06/2013 - Diz a história que a humanidade começou a escrever há m/m. 5 mil anos. Interessante observar que não estamos regredindo, porém, estamos em pleno século XXI via internet  com smartphones/celular de 3-G, estamos 'conversando com o dedo', será que reinventando a escrita, pois, até recentemente, estávamos falando no celular e, o ... telefone fixo ... quase ... 'decaindo'.  Para os terráqueos, 50 séculos foi uma longa caminhada ... contudo a formação do Universo levou 14 bilhões de anos (cf. Big Bang - 13.7 b.).  Tudo sob o implacável prazo de validade dos seres vivos e, vida útil dos fatos/coisas/materiais.   
Cientistas/engenheiros industriais experimentais estão fabricando e testando diversos protótipos de inovações científicas multidisciplinares, desde as máquinas e instrumentos que vasculham e viajam no espaço e a nanotecnologia em ação no microcosmo dos seres vivos e no mundo das partículas/subpartículas.. Observando assim, o termo "eterno" só existe no dicionário da literatura. Em realidade dura, inexiste "eternidade", pois, reina a 'dura' "temporalidade" (prazo de validade, tempo de existência, vida útil dos fatos, coisas e materiais). Falando em materiais, genericamente, os que podemos ver e palpar, onde então estão as "antimatérias". Segundo a ciência, matéria e antimatéria surgiram simultaneamente, porém, misteriosamente surgiram também as "antimaterias". Em termos genéricos, a "antimatéria" é matéria hipotética, constituída            de átomos formados por antipartículas de diversos elementos              
Nota Especial:   Este pequeno comentário  continuaria dando mais dezenas de exemplos sobre o assunto, todavia,  interrompemos sine die, em face da grave porém sadia ( manifestação popular ) ocorrência sócio-política que sacudiu a sociedade e administração pública brasileira. Recentemente, haviamos dito que a sociedade brasileira muito silenciosa,   esteja satisfeita com a tendência socialpolítica dos últimos tempos (notadamente, após 2002 ... dentre muitos, casos como:  mensalão, corrupção política dos graduados, demissão de uma dezena de ministros políticos influentes ... e, imprescindíveis e urgentes Reformas: tributárias, trabalhistas, políticas, previdenciárias,  outras... todas engavetadas pelo Governo do PT ! ). Arrogância e insensibilidade da classe política em geral (eleitos nos cargos executivos, inquilinos temporários com o prazo de validade, com a obrigação de levar o Brasil e o povo ao altare que merece; ... e ...  seus aliados  legislativos e séquitos inertes, d.m.v. Disseram que não há mais miserabilidade neste pais.  Contudo, diariamente, a mídia noticia a Corrupção Hospitais e SUS de atendimentos insuficientes; Educação de baixo nível e instalações precárias;  Transporte Público caótico que sacrificam diariamente os Trabalhadores (PT-'Partido dos Trabalhadores' que está no poder !); Serviços Públicos, burocráticos e morosos (muitos papéis e carimbos desnecessários). Além de leis abundantes (-emaranhados- lembramos teoria das cordas, mecânica quântica) intermináveis decretos, atos normativos secundários: portarias, instruções, ordens de serviços, que castigam os Contribuintes ! ...;  etc. etc. etc. ...Portanto, as Autoridades (federais, estaduais e municipais) não precisam de  "interlocutores" para ouvir/discutir."reinvidicações".  Pois, as 'pautas' estão à vista.  Só não enxergam os  'analfabetos/míopespolíticos-eleitos'. A Sociedade silenciosa acordou, e o Povo levantou com  disposição,  é um bom sinal. A eleição-geral-2014 será o marco da maturidade eleitoral da nova força-geração Z e votantes conscientes.    Sub censura,  s.y.  21/06/2013-6ª.f.                   
 
 
 
 

domingo, 16 de junho de 2013

PRAZO DE VALIDADE (seres vivos) E VIDA ÚTIL (fatos/coisas) Nº. 2

Nº. 2 - continuação do dia 15/06/2013-sáb. -
Inegável que a ciência progrediu muito em 'dimensão terráquea' no século pretérito-20 e incluindo limiar deste -milênio, em grosso modo a nosso ver.  Enquanto não descobrir a propriedade (identidade) da enigmáticas matéria escura e a energia escura que dominam nosso Universo é difícil astrofísicos e cosmólogos avançar o que existe nessa imensidão do espaço sideral (inclusive "fora Dele" e antes do Big Bang).  Dizem que o "Universo em expansãoao nosso redor não é o único: existiriam bilhões de outros universos "lá fora". Assim, não existe um universo - existiria um multiverso.  The hidden reality (Brian Greene-1963 -). Sobre o multiverso (megaverso), alguns afirmam que, " astrônomos são capazes de enxergar até uma distancia de 42 bilhões de anos-luz, o que chamam de horizonte visual cósmico. Não temos qualquer razão para acreditar que o Universo se esgote ". Cientistas respeitáveis como Max Tegmark, Alexander Vilenkin, modelo de inflação cósmica de  Alan H. Guth, Andrei Linde, igualmente a teoria de cordas/supercordas e dimensões extras  de pioneiro Gabriele Veneziano, Brian Greene, nobelista-2008-Yoichiro Nambu, inter alia.  Apesar de sermos leigos na matéria, precisamos aceitar como uma nova teoria astrofísica/cosmológica e, filosoficamente como visão universal virtual/atual. Evidentemente, doutos pesquisadores, ténicos, engenheiros, físicos, cosmólogos, químicos, astrônomos,  cientistas industriais/observacionais/experimentais utilizando instrumentos de ponta (e.g.: satélites artificiais WMAP-Wilkinsos Microware Anisotropy Probe, COBE-Cosmic Background Explorer, etc. etc.  ) e superlaboratórios (ultracolisores TEVRATRON-Fermilab,  LHC-Large Hadron Collider-CERN, ILC-International Linear Collider , etc. etc.  ) poderão aproximar ou do acerto/errado/dúvidas do estudo  dessas teorias (inflação/expansão cósmica, das cordas/supercordas, relatividades, mecânica quântica, sub/superpartículas, etcetc.), ou suas adequações/atualizações, cf. o estágio da ciência atual. Como já aconteceu com a teoria de gravitação do Isaac Newton (1642-1727) "reformulada" pela teorias de relatividades-especial/geral de Albert Einstein (1879-1955); a  tabela periódica-1869 de Dmitri Mendeleev  (1834-1907) menos de 70 hoje são 118 elementos (92 são naturais, os demais são artificiais). Assim, por diante em toda a área ... É isto no campo da ciência. Então, muito mais  necessária/compulsória fusão digital cultural da nossa mente, essencialmente.  É a exigência liminare do século 21. Para não ficar sozinho como um "scarecrow" na 'horta-deserta' da civilização.  Conforme se , na ciência e no conhecimento  se impera o prazo de validade/tempo de duração-existência ou 'meia-vida' dos fatos/coisas. A cronologia (duração) varia de instantaneu (atossegundo ...) a longaevitate (bilhões de anos ...) cf. acima citados.     -continua-   s.y.   19/06/2013.            
     

 

sábado, 15 de junho de 2013

PRAZO DE VALIDADE (SERES VIVOS) E VIDA ÚTIL (FATOS/COISAS)

Nós, humanos, desde a nascença carregamos o tempo de vida (porém não sabemos se vamos morrer em tenra idade ou viver aproximadamente 120/130 a.).
Vale dizer,que todos os seres vivos nascem com um "prazo de validade" e, os   inanimados (fatos, coisas) com "tempo de vida útil".  Principalmente, o homo sapiens sapiens com exceções de poucos, tocando a vida sem se preocupar com  'um segundo adiante' no que poderá lhe acontecer. A VIDA é preciosa, sim, também a vida útil dos fatos/coisas materiais. Ainda, a ciência moderna não consegue explicar o que é a -v i d a-.  A Cronológica varia do infinitesimalmente 'instantâneo' (atossegundo, fentossegundo, picossegundo, nanossegundo, microssegundo,...) ao interminavelmente 'duradouro' (...hora, dia, ano, século, milênio, milhões/bilhões/trilhões...de anos,.....). Instantâneo (Neutrinos, Quarks, Bósons, Léptons e outras super/subpartículas, ...) e  Duradouro (...Estrelas, Planetas - dentre os quais o "Globo Terrestre" -, Galáxias, Universo, Multiversos, Megaversos,  Matéria Escura, Energia Escura, Buraco Negro ...). Pensando bem, nós os terráqueos nessa imensidão do espaço somos insignificantes semelhantes  a uma  'barata'  -  ou, pior a um  - vírus !   A ciência moderna diz que o Universo tem 13,7 bilhões de anos - após  o Big Bang e que continua com a expansão acelerada -e.a.- cf. "nobelistas-2011" Saul Perlmutter, Brian P.Schmidt e Adam G.Riess, contudo lembremos em homenagem ao "pai da  astrofísica moderna" Edwin Power Hubble (1889/1953) que já dizia a -e.a.- nos idos de 1929.  Sem entrar no mérito, nem desmerecer a  indiscutível inteligência desses astrofísicos, é difícil entender que o Universo tem 'apenas' essa idade, d.m.v., porque, de outra parte, os próprios astrofísicos dizem que o Universo e "Conteúdos Internos" (Galáxias, Planetas,... etc.) viverão bilhões/trilhões de anos. Lembremos, também, que o 'terráqueo' ainda não conseguiu 'sair' do 'chão' da Terra (apesar de já ter enviado o homem à Lua - que equidista 380 mil km. da -Terra/satélite natural- 1 segundo do ano-luz). Pois, quando falamos do Universo, o estágio atual da tecnologia não passa de 'brinquedo de criança', visto que, a sonda espacial Voyager que partiu da "Terra" rumo ao "espaço interestelar" em 1977, voando 36 a. nem saiu do 'quintal' do 'pequenino' sistema solar - ... 'heliosfera / heliopausa'... - de 'nossa casa'-Galáxia-Via Láctea. Até a criação/produção da Natureza demonstra o "prazo de validade", imagine a frágil/limitada "vida útil" (tempo de validade/existência) da fabricação humana. E, tem mais: a  nossa compreensão, entendimento, noção, informação, conceito, filosofia de ver o mundo e os fatos/coisas, ...'tudo'... com a data de validade inexorável. Quem não pensa e não assim, não percebe que o 'bonde' está passando e você fica no 'mesmo lugar' (inerte no ponto de espera, ou cai no cesta do lixo).   C.m.v., a nossa 'pobre'  'Filosofia Marginal', visão 'shi-kaku' - dead angle ângulo morto - ou, ('Ura-Kaido-Tetsugaku'-filosofia marginal-alternativa-, em japonês), fora do padrão, do modelo, do costume, do tradicional e conservador, (cunhamos esse termo no meado do século 20) , a visão divergente é imprescindível no progresso espiritual/material .... Recentemente, um  brilhante matemático da Universidade Harvard Samuel Arbesman escreveu baseada em "Cientometria" ( a ciência que se dedica a estudar a evolução da própria ciência) intitulado The Half-Life of Facts (A meia-vida dos fatos). O seu contundente olhar analisa profunda e friamente os seres vivos/fatos/coisas sob o ângulo do tempo da validade em meia-vida, id est, inclusive o conhecimento.     É a fantástica visão e filosofia da vida moderna. Não somente os cientistas/profissionais, mas, sim, os 'homens comuns' (evidentemente, educados/instruídos) começarem a entender e ver como  o mundo seria diferente, menos complexo, sem preconceitos/desigualdades interpessoais e internações; porque, somos "todos" t e r r á q u e o s de única origem, segundo esclarece  a atual paleoantropologia. -continua- s.y. 15/06/2013-sáb.
        




 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

MEDICINA CLÍNICA MODERNA E SEU FACULTATIVO

Dentro da multidisciplina fisiológica, a medicina clínica é muito importante para o monitoramento dia a dia do enfermo (para ele, não interessa a teoria), mas que se  descobrisse a causa (dor) ou outro sintoma que o incomoda e que se ministrasse o remédio para aliviar e curar o quanto antes. Hoje, a medicina moderna possui alta tecnologia: máquinas, ressonância magnética, instrumentos, computadores, laboratórios, etc. etc.  O clínico moderno, após a informação e a observação do paciente, submete-o a exames laboratoriais e, só com o resultado, diagnostica e prescrevereceituário ao seu tratamento adequado/seguro. Entretanto, jamais ignoramos, a imprescindível fisiologia (biologia-medicina-teórica):  pesquisa, experimento in corpo humanomanipulação, fabricação de drogas em colaboração com os farmacêuticos, químicos, médicos, biólogos e demais especialistas/cientistas do setor.... Aqui, estamos exteriorizando o ponto de vista do paciente (segundo..., que - 'doente/cliente' - é "Parceiro" e, - 'clínico/facultativo' - é "Assistente", dizem as mentes brilhantes da medicina moderna). Prêmio Nobel ( o químico-inventor sueco Alfred Bernhard Nobel-1833/1896) criou o prêmio e  o distribui anualmente, desde 1901 através da Fundação Prêmio Nobel (Estocolmo-Suécia), que destacaram (pessoa ou entidade) em: Medicina/Fisiologia, Física, Química, Literatura, Paz e Economia. Até hoje (dez/2012) foram laureados 853 (23 instituições, 43 mulheres e 787 homens) pioneiros/cientistas do mundo. Observamos que, entre os premiados, há muitos abnegados clínicos. O mais recente é, 2011 - Dr. Ralph M. Steinman, americano 1943, que morreu-30/09/2011 com câncer de pâncreas e ele se estava testando suas próprias teorias sobre essa doença e o sistema imune com (autoexperimento)  o novo medicamento e nova metodologia clínica. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina-2011. Outro é o Dr. Sinya Yamanaka, japonês 1962, foi clínico por   uma década, e dedicou no laboratório, pioneiro e cunhando o termo, iPS-induced Pluripotent Stem cell, igualmente foi laureado em Nobel de Fisiologia/Medicina-2012. Não só essa fantástica história da Medicina desses 'nobelistas' e outras dezenas registradas (Tratados/Compêndios-Medicina). Para nós, simples 'parceiros', ficamos felizes quando encontramos clínicos modernos do século 21. Com nova mentalidade, atualizados, porém, profundamente humanas (familiares-amigas) da gente, que procura "socorro/psíquico/clínico" através do Plano de Saúde (há dezenas, bons/ruins) ou particularmente.  Como cidadão, "paciente-parceiro", desejamos sinceramente, dentre brasileiros, clínicos (ou teóricos) que seguissem o caminho dos Drs. Steinman e Yamanaka ( cheios de devotamento, humildade, ética extrema profissionalidade... ). Que tragam  para o Brasil esse Prêmio faltante !           { Ideo cum par scientia sit utiliorem tamen esse medicum amicum, quam straneum  - Entre médicos de igual ciência, escolhermos o que for amigo, pelo maior cuidado com que se aplicará }        Sub censura.   s.y.   04/06/2013-3ª.f.  
Nota Extra: 02/10/2011, vítima da mesma doença, morria o gênio do mundo informático Steve Jobs (Apple-USA), "Go mei fuku inori mas" - Nossa homenagem póstuma.